Qual é o teu chamado?

Qual é o teu chamado?

Textos: Mateus 7.24 – “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;”

INTRODUÇÃO:

Ter a casa edificada sobre a rocha é o que nos defende dos “temporais” desta vida. Quando chegam as crises, é como se o vento insistisse em tentar nos deixar ao relento, para a tempestade concluir seu trabalho de DESTRUIÇÃO.

Mas, graças a Deus que o Senhor Jesus nos deixou a receita para que nossa “casa” fosse capaz de suportar todo tipo de vento: ESCUTAR e PRATICAR.

O grande problema está em saber de que PALAVRAS o Senhor estava falando.
Para simplificar o entendimento, nós podemos nos ater à palavra VINDE, pois esta é a mais importante de todas (SEM O VINDE NENHUM DE NÓS CONSEGUIRIA OUVIR QUALQUER OUTRA DAS PALAVRAS).

Para quem não conhece, a palavra VINDE tem o mesmo significado de VENHAM A MIM.
Já que vamos nos ater ao VINDE, podemos classificar os 3 VINDEs pronunciados pelo Senhor:

1. O CHAMADO AOS CANSADOS E OPRIMIDOS:

Mateus 11.28 – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”;

A) Notem que o Senhor deixa este VINDE aberto a TODOS (é um chamado UNIVERSAL). Não está restrito ao nível de santidade, nem à religião, nem à preferência política, nem à condição financeira. Este “CHAMADO” está aberto a todo ser humano.

B) Para ser alcançado por este chamado é preciso atender a uma condição: ESTAR CANSADO E TAMBÉM OPRIMIDO.

C) Aos que atendem a este chamado, somente uma promessa é garantida: EU VOS ALIVIAREI. (Tem muita gente que acha que só por ter atendido um chamado deste tipo já pode fazer o que bem entender e mesmo assim vai ter direito à todas as promessas da bíblia);

LUCAS 5.4-6: “E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.”.

2. O CHAMADO AOS TRABALHADORES:

Mateus 4.19 – “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”;

A) Este “chamado” é mais restrito e se dirige aos que se disponham a mudar seu curso natural de vida para dedicarem-se aos desígnios do Rei (é um chamado específico). Também não se limita em função da posição social, política, religiosa ou qualquer outra.

B) Aceita também os que se acham com a vida totalmente envolvida em comprometimentos e obstáculos, pois Deus é poderoso para LIMPAR, PERDOAR e RESTAURAR aqueles que se dispõem a TRABALHAR em seu Reino. Depois de transformar a situação do ouvinte, Jesus o transforma em uma NOVA CRIATURA, dotando-o de poderes para superar todas as barreiras.

C) Mas é preciso ter cuidados, pois a promessa vinculada a este vinde, é somente que, aos ouvintes, Ele os faria PESCADORES DE HOMENS e os pescadores de homens podem empurrar milhares de pessoas para dentro do céu e ficarem do lado de fora, como está em Mateus 7.21.

ATOS 9.6-9 – SAULO FOI O PERSONAGEM BÍBLICO QUE MELHOR ENTENDEU O CHAMADO. “ E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.”.

3. O CHAMADO AOS ARREPENDIDOS:

Mateus 25.34 apresenta o mais interessante dos VINDEs de Jesus: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;”

A) Este é o “vinde” mais desejado em toda a história da humanidade. Eu sonho com este dia. Mas o problema é que este vinde ainda vai ser dito (é somente uma promessa).

B) O “VINDE BENDITOS” é para os que conseguirem preservar a COMUNHÃO com o Senhor até a Última Hora. É um chamado bem RESTRITIVO, pois “naquele dia” não haverá mais condições de alterar a sentença. Só vai ouvir o VINDE quem estiver do lado direito.

C) A promessa vinculada a este “vinde” é a maior de todas as promessas dentre as milhares que a bíblia registra. POSSUÍ POR HERANÇA. Isso tem um significado tão poderoso que até parece inatingível. Para princípio de conversa, HERANÇA significa a confirmação DEFINITIVA de ser mais um FILHO DE DEUS. POSSUÍ, significa que, a partir dali o ouvinte torna-se proprietário.

CONCLUSÃO:

Mateus 28.18-20 mostra em detalhes as tarefas designadas pelo Senhor aos que o ouvem:

A) Ele tem poder para garantir o sucesso:
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.”

B) A perpetuação de seu ministério depende disso:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

C) E também disse:
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”.

Os 3 VINDEs são CHAMADOS disponíveis a quem quer que o escute e decida atender:

A) Os CANSADOS e OPRIMIDOS podem ser ALIVIADOS, mas isso não garante o céu:

B) Os TRABALHADORES disponíveis a mudar o RUMO de suas vidas, podem ser TRANSFORMADOS em PESCADORES DE HOMENS, mas isso também não garante o céu.

C) Somente os ARREPENDIDOS, depois de serem LAVADOS E REMIDOS, podem se QUALIFICAR para ouvir a promessa DEFINITIVA.

Para isso, o Senhor tem permitido que as igrejas atuem no meio de tanta confusão religiosa.

Sem a Igreja, a Palavra de Jesus seria lançada no esquecimento para que o homem ficasse sem ACESSO aos CHAMADOS e vissem sua “casa” ser levada pelas tempestades.

Escrito por: Pr. Carlos Ribeiro