"E ainda dizem que INTERNET não edifica!"
 

Atenção: Os artigos deste site não expressam necessariamente a visão do Ministério Atos Dois ou do Apóstolo Ricardo Ribeiro. Nosso STAFF de colunistas é formado por mais de 100 escritores muito bem selecionados, no entanto representantes de diversas linhas de interpretação teológica. Verifique com atenção o nome do colunista, de acordo com o estudo ou artigo selecionado para leitura.
Caso você queira conhecer a linha de pensamento do Ministério Atos Dois, procure os artigos escritos pelo Apóstolo Ricardo Ribeiro, ou conheça nossas Escolas e Conferências de treinamento para pastores e igrejas.
Prepara-te Oh! Israel
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Félix Júnior

 
Prepara-te Oh! Israel – Eklesia do Senhor 1

Leitura Oficial
Sf 2.1-CONGREGA-TE, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo; 2-Antes que saia o decreto, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós a ira do Senhor, sim, antes que venha sobre vós o dia da ira do Senhor. 3-Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da irá do Senhor.
Versículo Oficial
Am 4.12-Portanto, assim te farei, o Israel! E porque isto te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus

AMBIENTE DA ÉPOCA
Israel gozava de paz e prosperidade econômica. Mas essas bênçãos transformaram negativamente a Eklesia dos olhos de Deus, que se tornou egoísta e materialista. Os ricos simplesmente ignoravam a necessidade dos pobres, ou o que tinha mais não se importava com o que tinha menos, e oprimiam aos pobres a ponto de vendê-los como escravos, o povo era egocêntrico e indiferente a Deus. Em lugar nenhum havia justiça, juízo e misericórdia.
IMPORTANCIA DA MENSAGEM PROFETICA
Crer em Deus é mais que uma questão de fé individual. Deus convoca todos os crentes a agirem contra as injustiças e ajudarem aqueles que não podem se defender e aos menos afortunados que são vítimas de pessoas sem o temor de Deus, mesmo que estes sejam ( “crentes”?)

• Deus chama a atenção da alta sociedade e dos poderosos de Israel
Am 4.1-Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samária, que oprimis os pobres, que quebrantais os necessitados, que dizeis a seus senhores: Dai cá, e bebamos.

A profecia de Amós acontece entre os anos 760-750 aC durante o reinado de Jeroboão II envolvendo o Reino do Norte tendo como capital Samaria. 40 anos antes de Israel ser levado cativo pela Assíria.
1. AS MULHERES DE SAMARIA (4.1-3). Este discurso começa com uma feroz e rigorosa denúncia contra as mulheres ricas de Samaria.. Aquelas mulheres opulentas e gananciosas são comparadas com vacas gordas e nédias( que tem a pele brilhante por causa da gordura ) de Basã, lugar famoso por suas pastagens e por suas raças de gado e ovelhas (cfr. Dt 32.14; Ez 39.18). Não se importavam com outra coisa senão com suas vidas fáceis e seu preguiçoso luxo. Em sua louca carreira atrás de mais alimentos e bebidas, pisavam sobre tudo quanto era frágil e excelente. Os pobres eram oprimidos e os necessitados eram esmagados. Talvez isso não fosse feito diretamente, mas era-o indiretamente - por meio de seus maridos - pois luxo ocioso num dos extremos significa opressão e pobreza no outro.
Porém, como em todos os outros oráculos, esta denúncia contra o crime é imediatamente seguida por um anúncio a respeito de temíveis conseqüências. Jurou o Senhor Jeová, pela sua santidade




2
• O Juízo de Deus é pronunciado infalivelmente com ira
Am 4.2-Jurou o Senhor Jeová, pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com anzóis e a vossos descendentes com anzóis de pesca.
A idéia transmitida pelo vocábulo santidade (qodesh) era reservada exclusivamente para Jeová. Portanto, essa expressão é equivalente a "por Si mesmo". O castigo seria o cativeiro. As mulheres de Samaria seriam levadas através de brechas abertas no muro; e, além disso, como gado bravo é levado com anzóis e seus descendentes (provavelmente filhas) com anzóis de pesca, isto é, argolas semelhantes a anzóis. Nos monumentos assírios os cativos são pintados arrastados com anzóis presos à boca.

Sf 1.1- Palavra do Senhor vinda a Sofonias, filho de Cusí, filho; de Gedalias, filho de Amarias, filho de Hezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. 7-Cala-te diante do Senhor Jeová, porque o dia do Senhor está perto, porque o Senhor preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados. 8-E acontecerá que, no dia do sacrifício do Senhor, hei de castigar os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de vestidura estranha.

O ministério profético de Sofonias foi de 640-621 aC, em 640 Josias torna-se Rei e é
profundamente tocado e influenciado pelas profecias de Sofonias
Esta profecia aponta dois tempos 1º. Temporal- futuro próximo ( destrição de Judá pela
Babilônia em 606 a.C
2º. Escatológico- futuro distante: Mt 24.21 porque
haverá, então, grande aflição, como nunca houve
desde o princípio do mundo até agora, nem
tampouco haverá jamais.

..........e todos os que se vestem de vestidura estranha. Costume e vaidade adotados da cultura pagã estranhos ao povo de Deus. Ex. Adotar costumes cananeus.

I Pe 4.17-Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 18-E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? 19-Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.

• O culto de Israel antes do xílio era uma verdadeira abominação ao Senhor
Am 4.4-Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e de três em três dias os vossos dízimos. 5-E oferecei sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai sacrifícios voluntários, publicai-os; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor Jeová.

Ironicamente Amós convida o povo a pecar em Betel e Gilgal. Betel foi o lugar onde Deus
renovou sua aliança com Jacó, lá Jeroboão instala um centro de Idolatria que ficaria arraigado na alma do Reino do Norte. Coloca um bezerro de Ouro para impedir o povo de cultuar o verdadeiro
Deus. Gilgal foi o 1º. Lugar de acampamento após Israel entrar na terra prometida e onde Josué renova a aliança da nação com o Senhor atravez da circuncisão.
3
e depois do exílio traz o peso da mensagem divina:Ml 1.7-Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível.

LER PROPOSITO NA PG. 1369-PENTECOSTAL

• Não mais estavam honrando o Senhor
Ml 1.6-O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? e, e eu sou Senhor onde está o meu temor? diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dissestes: Em que desprezamos nós o teu nome? 7-Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível. 8-Porque, quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal! e, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal! Ora apresenta-o ao teu príncipe; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos Exércitos.

• Mas o Senhor virá:
Ml 3.1-Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o Senhor dos Exércitos. 2-Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
3-E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi, e os afinará como ouro e como prata. Então ao Senhor trarão ofertas em justiça.

• E vingar-se-á:
Ml 4.1- Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.

Deus manda calamidade após calamidades apoós a prosperidade que afastou o povo de SI, e cinco vezes tenta convencer seu povo, porém inutilmente, o seu povo não lhe ouve:
• Am 4.6-Por isso também vos dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta
de pão em todos os vossos lugares; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor.
• 8-E andaram vagabundas duas ou três cidades, indo a ou ira cidade, para beberem
água, mas não se saciaram; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor.
• 9-Feri-vos com queimadura, e com ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas
vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, foi comida pela locusta; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor.
• 10-Enviei a peste contra vós, à maneira do Egito, os vossos mancebos matei à espada, e
os vossos cavalos deixei levar presos, e o fedor dos vossos exércitos fiz subir aos vossos narizes; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor.
• 11-Subvertí a alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio, contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor.

As ameaças divinas não surtiram nenhum efeito, eles continuaram a manter seu modo corrupto de vida, por isso iriam sofrer a a condenação divina em Am 4.12

• E finalmente Deus proclama o Juízo divino

Am 4.12-Portanto, assim te farei, o Israel! E porque isto te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. 13-Porque é ele o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos é o seu nome.
Longe de ser uma palavra de benção, é na realidade o juízo divino vindo das mãos dos assírios – um julgamento final e terrível, Deus cumpre suas promessas sejam elas bênçãos ou maldições.
No ano de 722 a.C Deus derrama sua ira sobre Israel, aquela geração e as posteriores não mais voltaram a Israel, a não ser a partir de 14 de Maio de 1948 para cumprir o calendário profético..

Deus oferece perdão aos que se arrependem a tempo:
Sf 2.1-CONGREGA-TE, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo; 2-Antes que saia o decreto, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós a ira do Senhor, sim, antes que venha sobre vós o dia da ira do Senhor. 3-Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da irá do Senhor.

Am 5.18-Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? trevas será e não luz. 19-Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso, ou como se, entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede e fosse mordido duma cobra. 20-Não será pois o dia do Senhor trevas e não luz? não será completa escuridade, sem nenhum resplendor? 21-Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me dão nenhum prazer; 22-E ainda que me ofereçais holocaustos, e ofertas de manjares, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.
23-Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos. 24-Corra porém o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.
25-Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
26-Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e o altar das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos. 27-Portanto vos levarei cativos, para além de Damasco, diz o Senhor, cujo nome é o Deus dos Exércitos.

COMUNIDADE EVANGÉLICA YERUSALÉM
MINISTÉRIO DA PALAVRA
Pastor Junior: (85) 9113.7100 – 8718 4033

 

Escrito por: Pr. Félix Júnior (Maiores informações no final da página)
 
Expresse sua opinião sobre o texto acima:
Lembre-se que os artigos deste site não expressam diretamente a opinião do Apóstolo Ricardo Ribeiro, uma vez que
temos um grande número de colunistas que, apesar de renomados escritores, representam diversas posições teológicas.
No entanto, temos um cuidado especial para que neste site não seja defendida nenhuma heresia, por isso seu contato
nos ajuda a manter a integridade de nossos estudos e o cuidado na escolha dos colunistas.
 
Nome: Email:
Assunto:
Escreva aqui a mensagem para nossa Administração, sobre o texto que você acabou de ler:
 
Outros artigos desta coluna:
O que você tem feito com o que Deus te mandou fazer?
Enquanto o povo gritava GOL, a Dilma aprovava a LEI DA PALMADA
O Amor Que a Igreja Precisa
Onde existe um Acabe há uma Jezabel ...
O Dia Seguinte do Filho Pródigo
Olhe para a Bola e Tire o Olho da Torcida
O Messias, o Noivo e o Esposo
Tome Posse das Promessas e Permaneça fiel!
Para que Deus nos leva ao Deserto?
Remédio Para os Atormentados Pelas Inquietações da VIda
 
 
Realize em sua igreja
As conferências do Ap. Ricardo Ribeiro poderão ser ministradas em formato de congresso, escola ou retiro. Todos os temas visam capacitar a igreja através de ensino aprofundado, avivamento e unção. Centenas de igrejas já foram ministradas por todo Brasil:
Escola de Filhos do Reino
Nova Escola de Batalha Espiritual
Escola de Guerreiros Territoriais
Escola de Adoradores
Escola Jovens Libertos
Batalha Espiritual no Casamento
Todas as conferências

O artigo acima é colaboração de " Pr. Félix Júnior "
Pastor da Comunidade Evangélica Yerusalem. Membro da ORMECE - Ceará. Amante dos estudos de escatologia, e doutrina da Palavra.

 
 
online
Procure um estudo:
Agende em sua igreja:
Escola de Filhos do Reino
Nova Escola de Batalha Espiritual
Escola de Guerreiros Territoriais
Escola de Adoradores
Escola Jovens Libertos
Batalha Espiritual no Casamento
Dica de navegação:
Nosso menu principal está muito mais organizado, no topo deste site. Não deixe de passar por lá! Uma segunda opção de menu também está disponível na parte inferior do site, caso prefira.
Ajude-nos a continuar:
BB Agência 4398-2 / CC 5525-5 Após depositar não deixe de nos ligar, gostaríamos de agradecer e orar por sua vida: (21) 99624-5227 - Apóstolo Ricardo Ribeiro

Libertação Financeira

[ adquirir ]


O Calendário de Deus - Uma Revelação de Batalha Espiritual

[ adquirir ]

 


   
 
 
Conheça-nos melhor : Nossos 3012 estudos: Cadastre-se e interaja: Conheça nossas conferências:
Ínício do site
Quem somos
Quem nos cobre
Receba Paternidade (cobertura)
Sem fins lucrativos
Apostolado do Pr. Ricardo
Conferências em sua igreja
Agenda do Apóstolo Ricardo Ribeiro
Deixe seu depoimento
Loja Virtual Atos Dois
Galerias de fotos
Galeria de vídeos
Pregações em audio mp3
Consulte a Biblia online
Fale conosco

Conheça nossos colunistas
Estudos do Apóstolo Ricardo Ribeiro
Adoração
Apoio para pastores
Batalha Espiritual
Casamento
Cura Interior
Estudos bíblicos
Jovens libertos
Libertação Financeira
Liderança e Discipulado
Notícias
Oração e intercessão
Reflexões
Vídeos

Cadastre seu email
Cadastre sua igreja
Cadastro de pastores
Cadastro exclusivo Teresópolis
Pedidos de oração
Seja um colunista
Escola de Filhos do Reino
Nova Escola de Batalha Espiritual
Escola de Guerreiros Territoriais
Escola de Adoradores
Escola Jovens Libertos
Batalha Espiritual no Casamento