Início - Buscas recentes - Apoio para pastores - Assuntos diversos - Batalha Espiritual - Estudos bíblicos - Teorias de Conspiração
Este site tem MAIS DE 3000 ESTUDOS - Faça sua busca: .
Conheça o treinamento online de Batalha Espiritual e fortaleça seu ministério. Clique aqui

De quem Jesus veio nos salvar?

Romanos 1.16-18 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”

O povo de Deus teme ao diabo, teme aos problemas, temem o pecado, teme a si mesmos. Mas já não existem muitos que temem a Deus (ter medo).

1) Você já ouviu falar sobre a ira de Deus?

Sof 2:3 "Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor".

Lucas 4.7-9 "Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento..."

Apo 19:15 "Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ... e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso".

Isa 66:15-16 "Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo. 16 Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos...".

Sal 69:24 "Derrama sobre eles a tua indignação, e apanhe-os o ardor da tua ira."

2) Qual o propósito da ira de Deus:

A ira de Deus não é um castigo em vida, para nos ensinar ou exortar. Para isso ele usa o diabo, tribulações, provas, etc. A ira vem para condenar, e revelar os que realmente são seus filhos!

a) A Salvação é para poucos!!! Será que você vai subir? PERGUNTAR A TODOS!!!

Lucas 13.23-28 “E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.”

- Ficarão de fora os que não conhecem a Deus, mas também os que não obedecem o evangelho!
2 Tess 1:8-9 "E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna..."

- Ficarão de fora aqueles que causam indignação no Senhor (ele vai se vingar... não ficará barato)
Naum 1:2 "O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos."

- Ficarão de fora os que figem estar tudo bem quando não está:
1 Tess 5:3 (NIV) "Pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão".

- Ficarão de fora os que crêem da boca pra fora, mas são rebeldes ao projeto do Filho:
João 3.36 "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."

- Ficarão de fora os que desprezam a bondade de Deus que os permitem estar de pés:
Rom 11:22 "Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado."

- Deus não nos criou para sua ira, mas aindassim a maioria está caminhando para lá:
1 Tess 5:9 "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo"

3) Cristo veio para gerar filhos, afim de separá-los da ira de Deus:

Efésios 2.3-6: 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus

4) Fé e obras, o segredo da salvação!

a) Fé e obras

Tiago 2:14 e 24 "Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé".

As boas obras não são suficiente para a salvação, mas por outro lado, a fé verdadeira deve gerar boas obras. A fé sem obras é morta. Quem diz que tem fé para ser salvo, mas não mostra nos seus frutos as obras de Cristo, sem dúvida alguma está caminhando para o encontro com a Ira de Deus:

- Servir aos irmãos com seus bens, diariamente (Tiago 2.15)
- Fugir da falsidade espiritual (Tiago 2.16)
- Crente sem obras é um corpo com espírito adormecido (Tiago 2.26)

CONCLUSÃO DO PRÓPRIO CRISTO, EM SEU ÚLTIMO RECADO À IGREJA: Ap. 3.14-22

14 ¶ Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

a) A situação de mornidão simboliza não estar perparado para sua vinda. A comida fria é agradavel (sobremesas). A quente também (almoços, jantares), mas a comida morna é abominável à degustação.

b) Deus propões buscarmos mais o ouro refinado do céu, do que a prosperidade enganosa da terra.

c) Vestiduras brancas é a santidade, pois quem está com vestes alvas ficará nu (exposto).

d) Colírio para ungir os olhos agravados, para que a igreja veja como está distante dele.

e) A disciplina de Deus é um antídoto para quem quer escapar da sua ira.

f) Ele está batendo na porta do coração da igreja; este texto foi para uma igreja!

g) Deus procura alguém que queira vencer, para sentar no trono de Deus, jutnamente com ele.



O artigo acima é colaboração de: Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro é pastor presidente do Ministério Atos Dois. Oferece treinamentos para pastores e igrejas, além de cobertura espiritual para líderes. Também é fundador do Instituto de Educação Comportamental e desenvolvedor do Método DESCUBRA SEU TALENTO ENRIQUECEDOR. Sites www.atosdois.com.br e www.talentoenriquecedor.com.br

Realize em sua igreja: