"E ainda dizem que INTERNET não edifica!"
 

Atenção: Os artigos deste site não expressam necessariamente a visão do Ministério Atos Dois ou do Apóstolo Ricardo Ribeiro. Nosso STAFF de colunistas é formado por mais de 100 escritores muito bem selecionados, no entanto representantes de diversas linhas de interpretação teológica. Verifique com atenção o nome do colunista, de acordo com o estudo ou artigo selecionado para leitura.
Caso você queira conhecer a linha de pensamento do Ministério Atos Dois, procure os artigos escritos pelo Apóstolo Ricardo Ribeiro, ou conheça nossas Escolas e Conferências de treinamento para pastores e igrejas.
A usurpadora
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Cida Augusto

 
Atalia a usurpadora

Vendo Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a estirpe real da casa de Judá. 2 Cr 22.10

Conhecendo a historia de ATALIA

Mas Jeosabeate, filha do rei, Jeorão, mulher do sacerdote Jeoiada e irmã de Acazias tomaram Joás, filho de Acazias, e o sequestrou dentre os filhos do rei, que estavam para ser mortos, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos. o escondendo de Atalia, de modo que ela não o matou. 2 Cr 22.11
Atalia era filha de Acabe, Rei de Israel e de Jezabel. Casou com Jeorão, Rei de Judá, filho de Josafá. Com este casamento, procurou-se por fim aos conflitos e conseguir uma União Dinástica entre os reinos de Israel Setentrional e de Judá. Ela tornou-se regente do Reino de Judá durante seis anos, sucedendo após a morte de seu filho, Acazias. Segundo algumas cronologias, Atalia terá governado entre anos 842 e 837 a.C. .
Ascensão de Atalia ao trono de Judá.
Acazias era muito jovem - só tinha vinte e três anos - quando morreu, portanto os poucos filhos que tinha eram ainda crianças.
Atalia que tinha muita influência aproveitou-se para usurpar o trono e mandou matar toda a descendência real da casa de Judá, num ato de vingança contra a execução de toda a Casa Real de Acabe, Atalia mandou assassinar todos os membros da Casa Real de David e assumiu o trono de Judá, ocupou a função de rainha-mãe. Com isso competia-lhe a importante função de cuidar da estabilidade da realeza e, eventualmente, exercer a regência até que a ocupação por direito se tornasse viável. Atalia foi soberana por seis anos em Judá. Para manter-se tanto tempo no poder, Atalia contou com forças aliadas, ou seja, um grupo que a garantiu no trono.
Mas, Jeoseba, filha do Jeorão, Rei de Judá, sequiestrou e escondeu o herdeiro do trono Jeoás, filho de Acazias, que tinha um ano de idade. Ele foi criado em segredo no Templo de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote Joiadá e por sua mulher. Quando Jeoás tinha sete anos, Joiadá elaborou um plano para coroá-lo como rei no Templo de Jerusalém, com a proteção dos guardas reais.
Quando Atalia percebeu o acontecido, foi ao Templo na tentativa de impedir a rebelião, mas acabou sendo executada no portão dos cavalos junto ao Palácio Real, por ordem do Sumo Sacerdote Joiadá. Depois disso, é destruído o templo de Baal e seu altar. Atalia foi a última representante da Dinastia de Onri. (II Reis 11:1-20; II Crônicas 22:1–23:21)

Neste estudo desejo destacar

A-o perigo das alianças erradas (Casa de acabe x Casa de Judá)

O que é uma aliança?
Um compromisso, uma aliança um pacto. Com um objetivo, podendo ser comercial, político ou espiritual, ou ainda uma união matrimonial.
Princípio espiritual envolvido: Paulo estabelece diretrizes para associações íntimas dos crentes, em II Co 6.14 (“não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, porque que sociedade tem justiça com a injustiça”? Que comunhão tem a luz com as trevas?), as quais os proíbem de estabelecer “jugos desiguais com os incrédulos”.
Assim ele estabeleceu o princípio espiritual para como guia para todas as associações íntimas que poderiam comprometer nossas vidas espirituais.
I Sm 18.4. - Jônatas aliançou com Davi, pois sabia que ele seria o rei sobre Israel, nomeado por Deus, apesar de Saul ser seu pai. Ele sabia que o coração de Deus estava com Davi e ele era temente a Deus.

Muito importante, observar essa aliança, Atalia era filha do rei Acabe (rei de Israel) com Jezabel, e através do seu casamento com o filho mais velho de Jeosafa, ela entra para a realeza de Judá. É difícil pensar o fato de ter a filha de Jezabel infiltrada no meio da casa de Judá. E como a sua mãe, amava o controle e seu ídolo, Baal. Com todos esses assassinatos, Atalia, matou todos os príncipes, possíveis sucessores da coroa, e que mesmo sendo crianças tinham um chamado de serem líderes.
O casamento Atalia e Jeorão foram uma estratégia para conquistar a paz entre os povos, porem, essa aliança trouxe paz a casa de Judá?

B-O legado que Atalia herdou

Atalia foi criada num lar onde a mãe (JEZABEL) exercia forte influência sobre o pai; mulher de desígnios mais firmes do que o próprio marido (ACABE) manipuladora, sem escrúpulos, no uso daquele poder que o rei deveria conservar nas suas próprias mãos. Não devemos desprezar o fato de Jezabel ter sido em seu todo uma rainha notável e inteligente.
Atalia herdou da mãe inteligência e capacidade para governar, ficou no poder por aproximadamente 6 anos, mas herdou também o instinto assassino.
Aprendo neste texto o perigo dos valores invertidos entre outros (o homem é o cabeça da mulher, e não deve se omitir da responsabilidade que lhe foi atribuída).
Essa mulher foi alimentada dia a dia pelo ódio, vaidade, ganância e sede de vingança e criou toda estratégia para seu plano de conquista ao trono de Judá, não poupou seus próprios netos. O poder para ela era TUDO, e foi por exercer cruelmente que a maldição da profecia caiu sobre ela. Jéu foi seu implacável executor, a profecia foi cumprida (1Rs 21,23).
Outro fator predominante ATALIA vivenciou a mãe perseguir e destruir os profetas de Israel,
Lendo a historia vemos as conseqüências desta aliança Casa de acabe X casa de Judá.

C-A estratégia para manter a casa de Judá

“Porém Jeosabeate, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos; assim Jeosabeate, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada (porque era irmã de Acazias), o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou. E esteve com eles seis anos escondido na casa de Deus; e Atalia reinou sobre a terra” 2 Cr 22.

A Jeosabeate, seqüestrou, escondeu, criou, instruiu e planejou a coroação.

Essa mulher teve visão, ousadia e coragem para executar seus planos e salvar o trono de Judá.
Com aproximadamente 7anos de idade Joás foi coroado rei, porque alguém resolveu mudar toda uma historia fazendo a diferença e descruzando os braços diante de uma causa.


D-a astuta estratégia de satanás para destruir um “chamado”

O inferno age dessa mesma forma, tenta matar aqueles que têm um chamado do Senhor para serem líderes. Quantos líderes Atalia assassinou? elas tinham um destino em Deus e eram uma ameaça aos interesses dela.
Quantas “Atalia” tem matado os lideres da Igreja do Senhor? Quantos chamados assassinados pelos “donos” da Igreja, detentores de poder de Deus, da Unção. Mas esse já e tema para outro estudo. , atualmente observo o espírito de atalia reinar em muitas Igrejas, líderes que têm medo daqueles mais simples e jovens se tornarem líderes mais fortes e melhores. Então a melhor formar de solucionar essa ameaça é matá-los ainda quando são pequenos, os escravizando nos vícios, prostituição, na depressão, numa vida vazia e sem Deus. Matando os herdeiros, como eles poderão reinar? Você e eu temos um chamado confirmado para ser príncipe, herdeiros de Deus em Cristo Jesus.
Homens que agem assim precisam lembrar que é Deus quem estabelece. Ninguém vai ser um líder se Deus não levantar, não é pela força, que se conquista a liderança, não serei neófito e afirmar que isso não ocorre na igreja atuais, Deus permite, porém, só se consegue chegar até um determinado ponto. A liderança conseguida na força da carne não vai muito longe, está com os dias contados.

E-A linhagem de Jesus é salva (a profecia messiânica)

O Messias seria descendente de Judá


"E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade... Ele se manterá firme, e apascentará o povo na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor seu Deus; e eles habitarão seguros, porque agora será ele engrandecido até os confins da terra. Este será a nossa paz" (Miquéias 5.2,4-5 – 700 a.C.).

Gn. 49:10a “O cetro não arredarádeJudá”

Ver genealogia de Jesus Lucas 3:23-33.

Aprendo aqui uma rica lição nenhum dos planos de Deus podem ser frustrados.

Agindo Deus quem impedirá?
Se Deus é por nos quem será contra nós.
Não importa quantas Atalia satanás levantará para tentar impedir teu chamado, tua missão no reino de Deus. O Rei dos Reis, Senhor dos Senhores levantará Jeosabeate para te ajudar. Não temas. Somente creia, teu redentor vive ele é justiça, siga em frente confie naquele que é fiel para cumprir tudo o que te prometeu. És príncipe e princesa, Sacerdote real, herdeiro de Deus. Aleluia!
 

Escrito por: Cida Augusto (Maiores informações no final da página)
 
Expresse sua opinião sobre o texto acima:
Lembre-se que os artigos deste site não expressam diretamente a opinião do Apóstolo Ricardo Ribeiro, uma vez que
temos um grande número de colunistas que, apesar de renomados escritores, representam diversas posições teológicas.
No entanto, temos um cuidado especial para que neste site não seja defendida nenhuma heresia, por isso seu contato
nos ajuda a manter a integridade de nossos estudos e o cuidado na escolha dos colunistas.
 
Nome: Email:
Assunto:
Escreva aqui a mensagem para nossa Administração, sobre o texto que você acabou de ler:
 
Outros artigos desta coluna:
O que você tem feito com o que Deus te mandou fazer?
Enquanto o povo gritava GOL, a Dilma aprovava a LEI DA PALMADA
O Amor Que a Igreja Precisa
Onde existe um Acabe há uma Jezabel ...
O Dia Seguinte do Filho Pródigo
Olhe para a Bola e Tire o Olho da Torcida
O Messias, o Noivo e o Esposo
Tome Posse das Promessas e Permaneça fiel!
Para que Deus nos leva ao Deserto?
Remédio Para os Atormentados Pelas Inquietações da VIda
 
 
Realize em sua igreja
As conferências do Ap. Ricardo Ribeiro poderão ser ministradas em formato de congresso, escola ou retiro. Todos os temas visam capacitar a igreja através de ensino aprofundado, avivamento e unção. Centenas de igrejas já foram ministradas por todo Brasil:
Escola de Filhos do Reino
Nova Escola de Batalha Espiritual
Escola de Guerreiros Territoriais
Escola de Adoradores
Escola Jovens Libertos
Batalha Espiritual no Casamento
Todas as conferências

Clique para ler este artigo
O artigo acima é colaboração de " Cida Augusto "
Pedagoga, Tecnico em Magisterio, atua na area de educação há + de 15 anos. Educadora... trabalha com crianças de educação infantil a ensino fundamental I( 1ª a 4ª serie). Foi lider durante 5 anos do ministerio Infantil da Igreja, a qual é membro a 10 anos

 
 
online
Procure um estudo:
Agende em sua igreja:
Escola de Filhos do Reino
Nova Escola de Batalha Espiritual
Escola de Guerreiros Territoriais
Escola de Adoradores
Escola Jovens Libertos
Batalha Espiritual no Casamento
Dica de navegação:
Nosso menu principal está muito mais organizado, no topo deste site. Não deixe de passar por lá! Uma segunda opção de menu também está disponível na parte inferior do site, caso prefira.
Ajude-nos a continuar:
BB Agência 4398-2 / CC 5525-5 Após depositar não deixe de nos ligar, gostaríamos de agradecer e orar por sua vida: (21) 99624-5227 - Apóstolo Ricardo Ribeiro

Libertação Financeira

[ adquirir ]


O Calendário de Deus - Uma Revelação de Batalha Espiritual

[ adquirir ]

 


   
 
 
Conheça-nos melhor : Nossos 3012 estudos: Cadastre-se e interaja: Conheça nossas conferências:
Ínício do site
Quem somos
Quem nos cobre
Receba Paternidade (cobertura)
Sem fins lucrativos
Apostolado do Pr. Ricardo
Conferências em sua igreja
Agenda do Apóstolo Ricardo Ribeiro
Deixe seu depoimento
Loja Virtual Atos Dois
Galerias de fotos
Galeria de vídeos
Pregações em audio mp3
Consulte a Biblia online
Fale conosco

Conheça nossos colunistas
Estudos do Apóstolo Ricardo Ribeiro
Adoração
Apoio para pastores
Batalha Espiritual
Casamento
Cura Interior
Estudos bíblicos
Jovens libertos
Libertação Financeira
Liderança e Discipulado
Notícias
Oração e intercessão
Reflexões
Vídeos

Cadastre seu email
Cadastre sua igreja
Cadastro de pastores
Cadastro exclusivo Teresópolis
Pedidos de oração
Seja um colunista
Escola de Filhos do Reino
Nova Escola de Batalha Espiritual
Escola de Guerreiros Territoriais
Escola de Adoradores
Escola Jovens Libertos
Batalha Espiritual no Casamento