Untitled Document
visitantes online
...NAVEGUE...
- Página inicial
- Sobre o Apóstolo Ricardo
- Ricardo Ribeiro Coach
- Referências
- Nossa agenda
- Galeria de fotos
- Galeria de vídeos
... 2975 ESTUDOS...
- Apoio para pastores
- Estudos bíblicos
- Notícias
- Reflexões
...REALIZE ...
- Escola de Libertação Financeira
- Escola Flecha no Alvo
- Escola Solta o que é Meu
- Escola Casal Super
- Relação completa
- Atendimento individual - Coach
...INTERAJA...
- Cadastro de pastores e líderes - Seja um colunista
-
Dê uma nota para este site
-
Deixar um depoimento
- Semeie
- Fale conosco
MINISTÉRIO APOSTÓLICO ATOS DOIS - EDIFICANDO VIDAS E IGREJAS

Tipologia Bíblica – Parte 2 (A entrada do Tabernáculo)
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Rodrigo M. de Oliveira

 

Como dissemos na primeira parte:

A tipologia é o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS.

Existe uma relação profética muito interessante entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Essa relação analógica (analogia = semelhança entre coisas diferentes) entre os símbolos e personagens do Antigo Testamento e aos elementos do Novo Testamento é chamada de tipologia bíblica.

Agostinho estava absolutamente correto em seu dito famoso: “O Novo Testamento está oculto no Antigo Testamento, e o Antigo é revelado no novo”.

Os materiais usados para a entrada do pátio do Tabernáculo eram de fios azul, púrpura, e escarlate e tecido de linho finíssimo.

A altura da entrada era 2.25 m (7.4 pés), e sua largura era mais ou menos 9 m (30 pés). Era uma tela tecida de fios azul, púrpura, e escarlate e tecido de linho finíssimo, que estava presa a quatro colunas. De tal forma, que sempre que alguém tentasse entrar no pátio do Tabernáculo, ele/ela podia facilmente encontrar sua entrada.

Os materiais de fios azul, púrpura, e escarlate e o tecido de linho finíssimo usados para a entrada do Tabernáculo manifestavam que Deus nos salvaria de todos os nossos pecados pelas quatro obras de Seu Filho Jesus.

Primeira, que o fio azul nos mostra? Mostra-nos uma parte da verdade em Jesus, que se tornou o Messias real dos pecadores, vindo a esta Terra e tomando os pecados do mundo recebendo Seu batismo por João. De fato, este batismo que Jesus recebeu de João no Rio de Jordão é a verdade de Jesus de que tomou todos os pecados do mundo de uma vez para todas. Jesus realmente eliminou todos os pecados do mundo sobre Si sendo batizado por João Batista, o representante de toda humanidade. Porque os pecados de todo foram dessa forma passados sobre a própria cabeça do Cristo, quem crê nesta verdade não tem nenhum pecado em seu coração.

Segundo qual é o significado real do fio púrpura tecido na entrada do pátio do Tabernáculo? Diz a nós que Jesus é o verdadeiro Rei dos reis. Jesus, de fato, fez o universo, Ele mesmo é o Criador, não uma criação, e é o verdadeiro Messias que veio a esta Terra. Ele, o Messias, realmente veio a esta Terra já na semelhança de homem. E pelo levar todos os pecados do mundo sobre Seu próprio corpo através do batismo recebido por João, e com Seu sacrifício, morte e ressurreição, Jesus salvou a todos os que reconheceram, temeram, e creram Nele como o Messias, de todos os seus pecados e do julgamento do pecado.

Jesus é de fato nosso Deus e Messias absoluto. Ele é o Salvador absoluto. Porque Jesus levou todos nossos pecados sobre Ele com Seu batismo, pelo derramamento de sangue e morte na Cruz e ressuscitando de Sua morte, Ele não só eliminou todos nossos pecados, mas Ele também recebeu o julgamento do pecado delegado a nós em nosso lugar.

A fio escarlate, em terceiro lugar, refere-se ao sangue que Jesus derramou na Cruz, e seu significado é que Cristo deu nova vida àqueles que crêem. Esta verdade do fio escarlate diz a nós que Jesus Cristo não só recebeu o julgamento de nossos próprios pecados tomando os pecados do mundo sobre Ele mesmo com Seu batismo recebido por João, mas Ele também deu nova vida aos que crêem concedendo a vida - dando fé a aqueles que morreram para o pecado. Para aqueles que crêem em Seu batismo e no sangue que Ele derramou, Jesus realmente deu vida nova.

O que, então, significa o tecido de linho finíssimo? Manifesta que com o Novo Testamento, Deus cumpriu Sua promessa de salvação escrita no Antigo Testamento. E ele diz a nós isto quando Jesus tomou todos os pecados do mundo nele Mesmo com Seu batismo e foi julgado pelos nossos pecados na Cruz no Novo Testamento, Ele cumpriu a salvação que Deus prometeu aos Israelitas e a nós com Sua Palavra de salvação.

Deus Yahweh disse em Isaías 1:18, " Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Também, o sistema de sacrifício do Antigo Testamento orientando como os sacrifícios são oferecidos no Tabernáculo, sob que os pecados do povo de Israel foram passados sobre o cordeiro de sacrifício com a imposição das mãos, era a promessa que Deus fez para os Israelitas e a nós. Isto foi revelação de Deus da promessa que Ele salvaria todas as pessoas do mundo de seus pecados diários e anuais pelo Cordeiro de Deus no futuro.

Isto também foi o sinal dos Messias prometido a vir. Então no período do Novo Testamento, quando Jesus Cristo tomou todos os pecados do mundo nele Mesmo todos de uma vez recebendo Seu batismo de acordo com o método do Antigo Testamento, foi a realização da salvação de Deus. Tendo dado a nós todas Sua Palavra de promessa, Deus nos mostrou que Ele realmente as cumpriu todas, exatamente como Ele prometeu. O batismo que Jesus recebeu manifesta esta verdade, de que o Deus da salvação cumpriu toda a Sua promessa divina.

Continua na parte 3 não perca !!!


Não deixe de ler também os seguintes artigos relacionados a este:


“Tipologia Bíblica – Parte 1 (O Tabernáculo)”

“Símbolos na Bíblia”

“O que significa o Batismo de Jesus?”


publicado aqui mesmo em Atos Dois.
 

Escrito por: Pr. Rodrigo M. de Oliveira (Maiores informações no final da página)
 
Expresse sua opinião sobre o texto acima:
Lembre-se que os artigos deste site não expressam diretamente a opinião do Apóstolo Ricardo Ribeiro, uma vez que temos um grande número de colunistas que, apesar de renomados escritores, representam diversas posições teológicas. No entanto, temos um cuidado especial para que neste site não seja defendida nenhuma heresia, por isso seu contato nos ajuda a manter a integridade de nossos estudos e o cuidado na escolha dos colunistas.
 
Nome: Email: Assunto:
Escreva aqui a mensagem para nossa Administração, sobre o texto que você acabou de ler:
Outros artigos desta coluna:
Características De Um Líder
Resistindo as Tempestades da Vida.
Os três aspectos dos dons da igreja
O Evangelho Que Ninguém Prega
O que você tem feito com o templo de Deus?
A Sexualidade Segundo a Bíblia
Perseguidor ou Perseguido?
Nossa Vida, Um Altar Para Deus
Quem Está No Comando?
Deus Prefere Te Ver Alegre
 

Clique para ler este artigo
O artigo acima é colaboração de " Pr. Rodrigo M. de Oliveira "
Professor de Teologia Sistemática na Cadeira de Apocalipse e Escatologia. Professor no Instituto Teológico Quadrangular.
Conferencista, e consultor teológico. Apologista Cristão Evangélico.
www.rodrigoteologia.blig.com.br
www.escatologia.blig.com.br

 
Desenvolvido por CAQ / A2 Webstudio - Acesse: www.atendimentodequalidade.com.br