Untitled Document
visitantes online
...CONHEÇA-NOS...
Página inicial
Sobre o Pastor Ricardo
Referências
Nossa agenda
Galeria de fotos
Cadastro de pastores
Deixe um depoimento
Loja Virtual (novo)
Fale conosco
... 3064 ESTUDOS & ESBOÇOS ...
Apoio para pastores
Estudos bíblicos
Notícias
PNL Bíblica
Reflexões
Superação e Motivação
Procure aqui:
... NÓS EM SUA IGREJA ...
Treinamento de Autoridade Territorial
Treinamento de Paternidade Espiritual
Encontro de Casais
Treinamento de INTELIGÊNCIA Financeira

Convite: Encontro de Casais Edição 2015

Convite: Escola INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

... VOCÊ CONOSCO ...
Receba Paternidade Espiritual
- Ricardo Ribeiro Coach
- Coaching Ministerial
- Coaching Comportamental
- Coaching in Company
- Palestras Motivacionais

Deus Põe Uma Vírgula Onde Você Tem Colocado Um Ponto Final
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Walter Pacheco

 
"DEUS PÕE UMA "VÍRGULA" NO SEU PONTO FINAL"

Introdução
Amanhã, para a maioria dos estudantes, atenção para esta notícia, não é de primeira-mão, mas vale lembrar: amanhã, segunda-feira, as aulas vão recomeçar. Acabou as férias!
E considerando o início das aulas, vai aqui, em minha mensagem desta noite, a lembrança também do que você vai encontrar lá na aula de português e literatura: o uso de dois dos sinais de pontuação mais comum e usada em nossa gramática – a vírgula e o ponto final.

O que é a vírgula? ...é um sinal de pontuação. A vírgula tem por função indicar uma pausa e separar as partes de uma frase, pra que ela tenha prosseguimento. A vírgula não sinaliza o fim das frases, ao contrário, sinaliza o desenvolvimento dela.
É muito importante a vírgula... se numa frase faltar a vírgula, o sentido muda completamente... veja este exemplo: “José Maria e o cãozinho Totó foram passear”. Estamos em aula de português!! 
Agora, coloque uma vírgula e a frase ganha outro sentido: “José, Maria e o cãozinho Totó foram passear”. A vírgula indicou uma pausa para a continuidade da frase, que adquiriu outro sentido!

Já o ponto final sinaliza o fim de uma declaração. Quando ele é usado, então entende-se que aquela frase ou declaração acabou, chegou ao seu fim, então, ponto final.

Pois bem, sabendo que a vírgula sinaliza a continuidade da frase e que o ponto final indica o seu fim, vamos à mensagem.
Se você é uma pessoa normal, um adolescente normal, um jovem ou adulto normal, [pergunte a pessoa aí ao lado: “você é normal?”] ...então, você já teve decepções com pessoas... você já se sentiu decepcionado... você já experimentou amargura e coisas assim.

Agora mesmo, quem sabe, por alguma razão, a vida parece não ter mais sentido para você? ...quem sabe, você perdeu o ânimo, porque tudo o que você sonhava, pareceu desmoronar diante dos seus olhos.

Será que você tem falado para si mesmo: "Ah! Ponto final! É o fim! Acabou!", então, eis o resumo de toda a mensagem desta noite: Deus põe uma vírgula onde você tem colocado um ponto final!

Onde você pensa que é o fim, é apenas uma pausa na história maravilhosa que Deus tem para escrever na sua vida. Amém?

Toda pessoa foi criada por Deus e para Deus, diz a Bíblia.
Infelizmente, existe um vício terrível no nosso coração... o vício de achar que as coisas funcionam da maneira que a nossa mente determina.

Nós perdemos algo... veio uma oportunidade e não aproveitamos... surgiu um imprevisto... aconteceu algo inesperado... então, nós olhamos para a situação com olhos naturais, com olhos puramente humanos, fazemos nossa avaliação, consideramos algumas coisas, e nossa mente determina: é o final, é o fim. Acabou.

Nós temos a mania de colocar ponto final onde Deus não determinou.
Muitos insistem nessa mania de determinar o fim e até se matam...

Quantos têm desistido de seus sonhos porque simplesmente disseram: "É o fim" ou “Acabou!”!

Na Bíblia, vemos a história de diversos homens e mulheres, que erraram em achar que podiam determinar o momento de Deus para suas vidas.
Erraram em colocar um ponto final, mas Deus veio e falou: “Onde você está colocando um ponto final, Eu estou colocando uma vírgula, porque esse ainda não é o seu fim”.

Eu quero lhe apresentar algumas pessoas da Bíblia... a primeira é Elias, sobre quem lemos em 1 Reis 19.

Elias, no monte Carmelo
No livro 1 Reis 19.1-4 lemos sobre Elias, um profeta de Deus.
“O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal.2 Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: -Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas! 3 Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante 4 e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: -Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados”.

Elias foi um dos extraordinários profetas de Deus... mas, após ter obtido vitória sobre os 450 profetas de Baal, Elias se encheu de pavor... ele teve medo de uma mulher por nome Jezabel e pediu para morrer.

Elias determinou o seu próprio fim... Elias colocou um ponto final na sua vida.

Lemos no v.4 que Elias, tomado por aquela determinação, foi para o deserto, sentou-se debaixo de uma arvorezinha e disse a Deus: “Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso...”.
Elias tinha tudo para ser vitorioso naquele momento, mas ele era humano como eu e você.

Certamente, naquele dia, ele acordou com menos fé, e isso é normal... Elias até entrou em depressão e pediu a morte.

Nem todas as pessoas que passam por lutas e dificuldades entram em depressão... graças a Deus!
Porque depressão só é bom como no caso de uma panela lá de casa, própria para fazer feijão – a panela-de-pressão. Aquela depressão é boa!

Mas foi divulgado na Revista Super Interessante que a depressão é o distúrbio psiquiátrico mais comum do mundo - afetando uma pessoa em cada 20. O Prozac é a pílula de antidepressivo mais vendida de todos os tempos, é ingerida por 40 milhões de pessoas em mais de 90 países!

Elias ficou deprimido. A vida dele havia se tornado em sono e tristeza... ele dormia constantemente e foi preciso Deus mandar um anjo para encorajá-lo novamente.

No v.5 lemos sobre isto: “De repente, um anjo tocou nele e disse: -Levante-se e coma”. No v.7 também lemos: “O anjo do Senhor voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: -Levante-se e coma; se não, você não agüentará a viagem”.

Deus estava dizendo: “Elias, onde você têm colocado um ponto final na história da sua vida, eu coloco uma vírgula. Esse ainda não é o seu ponto final. Levante-se!”

Nós tiramos duas lições preciosas desse fato.
A primeira lição é que Deus alimenta Seu servo, como uma criança carente, precisando de um alimento especial.

Olhe, Deus não deixa ninguém necessitado; bem ao contrário, Deus supre o necessitado!

Veja que no v.6, ali onde Elias havia se deitado, veio um anjo de Deus e colocou, próximo à cabeça de Elias, um pão assado nas pedras e uma jarra de água.

Elias estava num deserto... ele havia andado um dia inteiro até chegar aonde estava neste ponto...

Mas, o que é um deserto para Deus? ...se lá está um filho necessitado, Ele manda anjo levando pão quentinho e água fresca!

Deus cuida dos necessitados!

A outra lição que tiramos aqui é fundamentada na ordem de Deus no v.5: “Levante-se!”.
Foi isto que o anjo de Deus disse a Elias: “Levante-se!”

Se tem uma coisa que incomoda muito a Deus é pessoa desesperançosa e preguiçosa.
O preguiçoso se inspira na tartaruga: Tartaruga não faz nada, anda bem devagar e dura 200 anos.
Um preguiçoso foi fazer concurso para carteiro. A primeira questão de múltipla escolha era: "Qual a distância entre a Terra e a Lua?”. E o preguiçoso se levantou de imediato. Devolveu a prova em branco e explicou: “Olha, se é para trabalhar nesse percurso, eu desisto”.

Sabe, diante das dificuldades da vida, você não deve parar... você não deve perder a esperança e se entregar à preguiça.

Nessas horas, você precisa, é acelerar o passo e aumentar as suas forças. Coma e levante-se! Isso é coragem e perseverança, e agrada a Deus.

Não fique esperando o "mingauzinho" de Deus a vida toda.
Elias estava lá no deserto, carente, necessitado, Deus mandou anjo levar o pão pra ele comer... mas, já foi avisado logo : “Coma e levante-se!” Parece que o anjo tinha mais o que fazer!

Se você está frustrado, se está decepcionado, se está desesperançoso, perdeu o ânimo, está sem força... tome uma atitude agora!

Elias havia colocado um ponto final em sua vida, mas Deus veio e onde Elias havia colocado o seu ponto final, Deus colocou uma vírgula, porque ainda não era o fim... a história tinha que continuar!

Deus põe uma vírgula onde temos colocado o nosso ponto final.

Quando você puder, leia o segundo livro dos Reis (capítulos 19 e 20) e você verá como o quadro mudou na vida de Elias.
Deus pôs uma vírgula onde Elias havia posto um ponto final.

Acredite! O quadro também mudará na sua vida! Deus colocará uma vírgula onde você tem colocado um ponto final! Onde você pensa que é o fim, é apenas uma pausa na história, porque Deus determinou fazer mais! Amém?

Agar e Ismael
Agora, vá comigo ao livro de Gênesis (Gn 21.14-18).
Quero que conheça outras pessoas, uma se chamava Agar e o filho dela, chamado Ismael.

“No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba. 15 Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha 16 e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: "Não suporto ver o meu filho morrer." Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar. 17 Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: -Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está. 18 Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação”.

Que momento triste... Agar, a serva de Abraão, foi "despedida" sem ter pra onde ir.

No v.15 lemos que, sem rumo no deserto ela teve fome e sede, e percebeu o seu filho Ismael desfalecendo... aí, ela pôs o filho debaixo de uma árvore e se afastou, porque não queria ver o filho morrer.

Tudo indicava que o menino Ismael, filho de Agar, ia morrer.
Afinal, ele era recém nascido, estava debaixo do forte calor de sol do deserto, com fome e sede, sem ter para onde ir, sem ter quem pudesse ajudar.

Eu acho que, qualquer um de nós, faria o que essa mulher Agar fez. Eu acho que colocaríamos um "ponto final nessa história", mas Deus veio e colocou uma vírgula no lugar desse ponto final.

A Palavra de Deus está nos ensinando algumas lições nesta história!
Primeira: Em um momento de ponto final, até nossos entes queridos, muitas vezes, se afastam de nós... nos despedem, como Abraão despediu Agar e o seu filho.

Segunda lição: é mais fácil chorar do que tomar uma atitude... o v.16 fala que Agar e o menino choraram... imagine como doía aquela situação.

A terceira lição, no v.17, é que Deus ouve o nosso choro! O que impressiona aqui é que Deus não ouviu o choro de Agar, e sim o do menino.

Quando estamos em lutas, muitas vezes pedimos oração de outras pessoas... mas Deus quer ouvir o TEU choro. Chore pra Deus, quebrante o seu coração na presença de Deus. Ele não Rejeita um coração quebrantado!

A quarta lição: mais uma vez vemos Deus dizendo, v.18: " Vamos! Levante..." - Já falamos sobre isso: Deus não quer cuidar de preguiçosos. Mova-se na direção de Deus! Faça o que você pode fazer.

A quinta lição dessa história é que a promessa de Deus vai ser cumprida na sua vida, mesmo que pareça que Deus se confundiu ou desistiu de você.

Olhe, Deus havia prometido a Abraão que os seus descendentes seriam feitos uma grande nação na terra... mas, quando Ismael nasceu, parecia que a promessa valia somente para Isaque (o outro filho de Abraão), porém, lemos no v.13: “O filho da escrava é seu filho também, e por isso farei que os descendentes dele sejam uma grande nação”. Ismael também era filho de Abraão...

Amado, Deus vai fazer a promessa se cumprir em sua vida!
Você está chorando por que? Espere a vírgula de Deus... esse ainda não é o seu ponto final!

Elizeu e o Ajudante
Agora, volte comigo ao segundo livro dos Reis (2Rs 6.15-17)... também quero lhe apresentar Elizeu e o seu ajudante.
Lemos: “No dia seguinte cedinho, o empregado de Eliseu levantou-se e saiu de casa. Aí viu as tropas sírias com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Então entrou em casa e disse a Eliseu: -Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer? 16 Eliseu disse: -Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. 17 Então orou assim: -Ó Deus Eterno, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja! Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para cima e viu que ao redor de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo”.
A diferença de uma pessoa de fé para uma pessoa sem fé é relatada neste texto.

O ajudante de Eliseu acordou, e ao abrir a porta viu sua casa rodeada por um grande exercito inimigo. Ele pensou: "Ponto final. É aqui que acaba a história da nossa vida".

Imediatamente o rapaz foi acordar Eliseu e contou pra ele o que estava acontecendo.

Eliseu, servo de Deus, não se assustou nem um pouco... ele se levantou, imagino que ele, normalmente, foi ao banheiro, escovou os dentes e penteou os cabelos, fez o seu Quarto de Escuta e, depois foi até a porta, e orou pelo seu ajudante, nos termos aqui do v.17: "Oh! Deus, abre os olhos espirituais deste menino carnal".

E aí, nos diz o v.17, que quando os seus olhos foram abertos, o jovem viu cavalos e carros de fogo.

Era o poder de Deus, a promessa do Salmo 34.7 se cumprindo: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.

Conclusão
Você teme à Deus?
Então qual o motivo desse ponto final em seus pensamentos hoje?

Deus vai transformar seu ponto final em vírgula!
Esta semana a imprensa divulgou que o jogador Ronaldo Nazário foi vendido, terça-feira, para o Milan, um clube italiano. As notícias sobre o Ronaldo me interessam. Tenho simpatia por ele. Gosto de recordar, por exemplo, o final da Copa do Mundo de 2002. Na final estavam o Brasil e a Alemanha. O Brasil com o melhor ataque da competição e a Alemanha, diziam, com a melhor defesa. O goleiro alemão só havia levado um gol! Mas o emocionante, além do Brasil ter ganhado de 2 a 0 e conquistado o título de Pentacampeão, o emocionante foi ver no Ronaldinho um exemplo do que Deus quer fazer às pessoas do mundo inteiro.
Tudo parecia perdido para o Ronaldinho, porque dois anos antes, ele havia sofrido fortes contusões. Nas entrevistas que dava, via-se em seu rosto as marcas da dor que sentia. Tudo nos fazia pensar que a sua carreira de “fenômeno” havia chegado ao ponto final. No dia em que foi convocado para a Seleção, a imprensa até dizia que a presença de Ronaldinho seria a de reserva, um reserva de luxo na Seleção Brasileira. Mas ao final daquele jogo histórico, Deus mostrou que pode colocar uma vírgula, onde o homem coloca o seu ponto final. O fraco e contudido Ronaldinho, humilhou os adversários e se consagrou artilheiro da Copa do Mundo de 2002!

Então, naquele dia, tiramos uma lição: Não desista. Não importa o que as pessoas digam, não importa os dedos apontados para você, nem os olhares desconfiados, nem as palavras de derrota. Levante-se, porque Deus transforma o ponto final dos homens em vírgula!

Deus o abençoe em nome de Jesus.

Pr Walter Pacheco da Silveira, com base no material de Ricardo Martins Ribeiro
_________________________________________________________________
Recurso de idéias para o seu ministério: CD-Rom E-book Sermões & Ilustrações
Amplo material de pesquisa. Verdadeira enciclopédia! Mais de 2000 arquivos: sermões, ilustrações, notas, estatísticas, artigos de interesse do pregador, apostilas de oratória, variedade de links para sermões e interessantes websites com mais material de pregação e pesquisa.
O pregador novato terá ampla fonte de modelos de sermões bíblicos e impactantes, a partir dos quais poderá criar seus próprios sermões. Os mais experientes terão o tempo poupado com a abundância de material de trabalho reunido só lugar. Veja grátis em http://www.sfnet.com.br/~walter.pacheco
Após baixar localize o ícone "ABRIR_EBOOK".
 

  Você pode fazer um treinamento inividual sobre este ou um de nossos outros temas VIA SKYPE (video conferencia em tempo real) com o Pastor Ricardo Ribeiro ou um dos mestres do Ministério Apostólico Atos Dois. Clique aqui e saiba maiores informações.  


Escrito por: Pr. Walter Pacheco (Maiores informações no final da página)
 
Expresse sua opinião sobre o texto acima:
Lembre-se que os artigos deste site não expressam diretamente a opinião do Apóstolo Ricardo Ribeiro, uma vez que temos um grande número de colunistas que, apesar de renomados escritores, representam diversas posições teológicas. No entanto, temos um cuidado especial para que neste site não seja defendida nenhuma heresia, por isso seu contato nos ajuda a manter a integridade de nossos estudos e o cuidado na escolha dos colunistas.
 
Nome: Email: Assunto:
Escreva aqui a mensagem para nossa Administração, sobre o texto que você acabou de ler:
Outros artigos desta coluna:
Intimidade com Deus - Parte 2
O Rio da Graça
Escudo Que Brilha Reflete As Flechas Espirituais
Onde Foi Que Eu Errei?
A Alegria Precisa Ser Alimentada
O Maior Motivo de Todos
A aventura de Felipe
Duas Classes De Crente
Congregação dos ímpios.
 

O artigo acima é colaboração de " Pr. Walter Pacheco "
Pastor, colaborador na Igreja Batista Central (São Fidélis, RJ). Idealizador de recursos para pastores e pregadores em geral.
Você poderá conhecer seu CDROM com centenas de esboços e ilustrações no site http://www.sfnet.com.br/~walter.pacheco

 
Destaques

 

Adquira nossos DVDs e livros diretamente em nossa loja virtual, e receba o material diretamente no conforto de sua residência.

Aproveite!
Clique aqui

 

:: AGENDA 2015 ABERTA ::

A agenda do Pr. Ricardo Ribeiro já está disponível. Saiba mais sobre sua proposta de trabalho para 2015 e agende uma visita em sua igreja:

- Treinamento de Autoridade Territorial
- Treinamento de Paternidade Espiritual
- Encontro de Casais
- Treinamento de INTELIGÊNCIA Financeira


* Preço incluindo frete por correio, em territorio nacional.

Ao contrário do que muitos pensam, um calendário é muito mais do que uma ferramenta cultural. É uma estratégia espiritual. O calendário tem o poder de mover massas a realizarem festas, cerimônias, pactos e rituais.

O mundo é regido pelo calendário gregoriano, e maliciosamente é manipulado a feriados e festas envolvidas de paganismo e invocações. Até mesmo os dias da semana são homenagens a divindades nórdicas amaldiçoadas.

Poucos sabem que a Bíblia ensina o Calendário de Deus, e este tem suas bênçãos e dispensações liberadas para seu povo em particular.  

Este livro ensina tudo sobre a guerra dos calendários, além de fornecer estratégias de oração e guerra espiritual, envolvendo o calendário de Deus.

Formato: 21 x 14 - 84 páginas.

Livro: O Calendário de Deus

* Frete incluído no valor (território nacional via correios).

Este livro foi escrito pelo Ap. Thiago Pixinine, discipulo do Ap. Ricardo Ribeiro, inspirado em muitas noites de estudo e conversa entre os dois.

Sinopse:

Posso dizer que foi no mínimo assustador descobrir que um dos maiores “inimigos” de Deus na história da humanidade, foi escondido nas linhas das Escrituras, por uma tradução banal que nos faz simplesmente ignora-lo. De fato os pouquíssimos estudiosos cristãos se dedicaram a investigar quem seriam estes “postes-ídolos” citados centenas de vezes na Bíblia, sempre sendo confrontados pelos profetas do Eterno. Quem são os “postes-ídolos”? Porque Deus sempre fez questão de denunciá-los. Será que eles simplesmente desapareceram, ou continuam “infiltrados” na sociedade moderna? Que tipo de mal os “postes-ídolos” podem trazer ao ambiente e as pessoas ao seu redor?
São muitas as perguntas, e muitas as respostas. Este não é apenas um livro, mas uma profecia. Meu objetivo é dar continuidade ao ministério profético de denúncia dos “postes-ídolos”, cujo nome original é “Asherá”.
Após a leitura deste livro, você nunca mais verá o mundo da mesma maneira. Asherá está em toda parte. Nas ruas, nas artes, na economia, na cultura, na religião, no calendário.

“Não estabelecerás poste-ídolo, plantando qualquer árvore junto ao altar do SENHOR, teu Deus, que fizeres para ti” Deuteronômio 16.21

Tamanho: 18 x 11 - 64 páginas.

Livro: Asherá - o Espírito por trás da Àrvore

* Preço incluindo frete por correio, em territorio nacional.

Kit com 5 Dvds com cerca de 10 horas de treinamentos da Escola de Liderança Avançada, realizado pelo Ap. Ricardo Ribeiro e colaboradores especiais.

Dentre os assuntos tratados:

- A liderança do Eu
- Liderança Assertiva
- Como utilizar o Rapport no aconselhamento 
- Liderança servidora
- Liderando em tempos de crise

O material é completo, filmado em alta definição no centro de convenções do Hotel Vila Nova, em Teresópolis Rj.

Kit de treinamento: Escola de Liderança Avançada

* Preço incluindo frete por correio, em territorio nacional.

Desde o início das civilizações e da relação de Deus com os homens, ficou muito claro o cuidado do Eterno com os nomes. Não é coincidência o fato de locais e pessoas da Bíblia terem nomes que explicam exatamente quem são. Babilônia significa confusão, Jerusalém, Paz.
Percebi que por onde Deus “passava” e via um nome desalinhado com seus propósitos, Ele mesmo corrigia o nome. Foi assim com Abraão, Sara, Israel, Paulo, Pedro.

Como Igreja, devemos fazer o mesmo, principalmente em relação ao Nome de Deus, fazendo assim cumprir-se a oração do Pai Nosso: “Santificado seja o Teu Nome”.

Qual será o verdadeiro nome de Deus? Qual será o nome do Filho? Sobre isso falaremos com profundidade neste livro.

Formato: 18 x 11 - 84 páginas.

Livro: O Nome de Deus





Desenvolvido por CAQ / A2 Webstudio - Acesse: www.atendimentodequalidade.com.br