Untitled Document
 
ENCONTRE O QUE PROCURA
NAVEGUE NO ATOSDOIS:
- Página inicial
- Conheça-nos melhor
- Processo de Cobertura Espiritual
- Apostolado
- Coach Comportamental - Supere-se
- Escola de Adoradores - 2014
- Nossa agenda
- Pregações em audio
- Galeria de fotos
- Galeria de vídeos

PROJETOS APOSTÓLICOS:
- Escola FLECHA NO ALVO
- Escola SOLTA O QUE É MEU
- Escola CASAL SUPER
- Palestras & pregações avulsas

NOSSOS 3019 ESTUDOS:
- Adoração
- Apoio para pastores
- Batalha Espiritual
- Casamento
- Cura Interior
- Estudos bíblicos
- Jovens libertos
- Libertação Financeira
- Liderança e Discipulado
- Notícias
- Oração e intercessão
- Reflexões

CONTATOS E INTERAÇÃO:

- Cadastro de pastores e líderes
- Seja um colunista
- Dê uma nota para este site
- Deixar um depoimento
- Semeie
- Fale conosco

online

 


 

Atenção: Os artigos deste site não expressam necessariamente a visão do Ministério Atos Dois ou do Apóstolo Ricardo Ribeiro. Nosso STAFF de colunistas é formado por mais de 100 escritores muito bem selecionados, no entanto representantes de diversas linhas de interpretação teológica. Verifique com atenção o nome do colunista, de acordo com o estudo ou artigo selecionado para leitura.
Caso você queira conhecer a linha de pensamento do Ministério Atos Dois, procure os artigos escritos pelo Apóstolo Ricardo Ribeiro, ou conheça nossas Escolas e Conferências de treinamento para pastores e igrejas.
Não temas, crê somente!
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pastor Ricardo Ribeiro

 
A filha de Jairo estava “moribunda”, ou seja “agonizante, quase morta”. Em Marcos 5.22, a bíblia relata este fato, onde Jairo busca a solução em Jesus, o Senhor. No decorrer desta narrativa bíblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragédia ou causa impossível, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor solução.
“E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente” (Marcos 5:36)

Introdução:

Jairo, principal homem da sinagoga, se apresenta diante de Jesus, reconhecendo sua soberania, e humilhado pede a solução de algo terrível que acontecia. Sua filhe estava “moribunda”, ou seja “agonizante, quase morta”.

Em Marcos 5.22, a bíblia relata este fato, onde Jairo busca a solução em Jesus, o Senhor.

No decorrer desta narrativa bíblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragédia ou causa impossível, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor solução.

1. Deus é quem escolhe os métodos.

Jairo se apresentou diante de Jesus, de uma forma aparentemente correta. Ele se prostrou, se humilhou , clamou e creu. Porém Jairo se excedeu em escolher qual a forma que Jesus deveria usar para realizar o milagre.

Erramos muitas vezes. Agimos como “prepotentes”, pois em situação trágica e desesperadora, esquecemos que somos incapazes de solucionar o problema, mas oramos e imaginamos a maneira que cremos e a maneira que queremos que Deus aja.

As vezes, temos problemas financeiros e temos a idéia para solucionar, e somente pedimos que Deus “endosse” nossa idéia.

Isso acontece também com relacionamentos pessoais, amorosos, e qualquer outro tipo de calamidade.

Naamã agiu assim quando imaginou que Eliseu estaria de pé diante dele, estendendo as mãos e orando por seu problema. Para sua alegre decepção, Eliseu o mandou mergulhar 7 vezes no rio Jordão, para que fosse curado de sua lepra.

Jairo estava certo em se humilhar e clamar ao Senhor (2 Cr 7.14), mas errado em escolher de que forma o Senhor haveria de curar a sua filha.

2. O tempo de Deus é diferente do nosso tempo

Jairo havia se apresentado diante de Jesus, e implorando uma solução rápida, afinal sua filha estava “moribunda”.

Moribunda significa “agonizante” – quase morta.

Imagino eu a coração de um pai aflito, ao ver sua filha morrendo rapidamente e a última esperança é um milagre de Jesus.

Porém Jesus não precisa se apressar; Ele é Deus. Jesus ouviu o clamor de Jairo, mas não se desesperou. Calmamente continuou sua caminhada, atendendo as multidões que o cercavam.
Embora a filha de Jairo estivesse moribunda, Jesus ainda haveria de curar outras pessoas no caminho. Uma delas foi a mulher do fluxo de sangue. (Mc 5.29)

Imagine se Jesus dissesse às multidões: “Senhores, não posso atendê-los. Tenho que correr para atender a filha de Jairo, afinal ele é um bom homem, e se humilhou e clamou da maneira certa”.

Jesus não precisa disso, ele é o senhor do tempo.

Jesus calmamente continuou sua caminhada, e no tempo solucionou o problema da filha de Jairo.

3. Satanás faz de tudo para nos fazer desistir

Jairo era um homem perseverante. Após ver a calma de Jesus, ele poderia ter dito:

- Vou procurar outra solução, esse Jesus é muito lento.

Mas ele continuou ao lado de Cristo, pois sabia, se Deus não curasse sua filha ninguém poderia curar.

Satanás certamente viu a perseverança deste homem, e usou de seus métodos para fazê-lo desistir. Enviou seus amigos, alguns dos principais da sinagoga, para trazer a trágica notícia: SUA FILHA MORREU!

Satanás costuma lançar em nosso rosto, nossos “fracassos”, tentando-nos fazer frustrar. Muitos realmente se frustram, desistem, abandonam a caminhada.

Jairo pode até ter pensado em desistir, mas ao lado dele estava Jesus (aliás, ele estava ao lado de Jesus). Por isso teve o privilégio de ouvir a maravilhosa palavra de Deus: “A menina não está morta, mas dorme”.

Observe que Jesus disse isso aos amigos de Jairo, e não a ele. Talvez a fé de Jairo não permitisse que ele desistisse. Para Jairo, Jesus só disse: Não temas, crê somente.

“Jairo, não fique preocupado, não tenha medo, apenas creia em mim”.

Se Jairo tivesse acreditado na “morte” de sua filha, por que Jesus teria dito “não temas”. O que Jairo temeria, se sua filha já estivesse morta?

4. Deus não se interessa em agir no meio de falsos sentimentalistas

Ao chegar na casa de Jairo, Jesus encontra um grupo de pranteadores. Naquela época era comum pessoas serem pagas para chorar e prantear quando alguém morresse. Esse grupo estava lá, pranteando a morte da menina, mas mão sabiam que não receberiam o pagamento de seu serviço, afinal a menina “dormia” apenas.

Jesus disse para eles: podem parar de chorar, pois a menina não morreu. Eles imediatamente pararam de chorar, e passaram a dar risadas. Não de alegria, mas sim de escárnio das palavras do Mestre.

Muitas vezes estamos rodeados de falsos sentimentalistas, que nos impedem de receber nossa benção. Eles nos rodeiam, e até oram ao nosso lado. São como o amigo de Jó, nos enchendo de suas idéias pessoais, de suas palavras de consolo, mas sem ter uma idéia sequer do que Deus estaria fazendo. São bons amigos, mas sem intimidade com Deus. Não servem para compartilhar os milagres de Deus conosco.

Jesus afastou o bando de pranteadores, e entrou na casa de Jairo, acompanhado apenas de seus discípulos mais íntimos, além de Jairo e sua esposa.

Muitas vezes esperamos a solução e resposta de Deus na igreja, nos retiros espirituais, mas esquecemos que Deus também abençoa dentro de nossa casa, nosso lar.

Deus quer agir dentro de sua casa! Dentro de sua vida!

5. Não há impossível para Deus

Agora Jesus olha para a menina, e ao ver deitada Ele diz: Menina, levanta-te.
Imediatamente a menina levantou e começou a andar.

Se você crê somente em Deus, não temas, Ele é Deus do impossível, e mesmo que a morte pessoalmente tenha chegado, Ele dá vida, com apenas uma palavra.

Deus o abençoe


 

Escrito por: Pastor Ricardo Ribeiro (Maiores informações no final da página)
 
Expresse sua opinião sobre o texto acima:
Lembre-se que os artigos deste site não expressam diretamente a opinião do Apóstolo Ricardo Ribeiro, uma vez que temos um grande número de colunistas que, apesar de renomados escritores, representam diversas posições teológicas. No entanto, temos um cuidado especial para que neste site não seja defendida nenhuma heresia, por isso seu contato nos ajuda a manter a integridade de nossos estudos e o cuidado na escolha dos colunistas.
 
Nome: Email:
Assunto:
Escreva aqui a mensagem para nossa Administração, sobre o texto que você acabou de ler:
 
Outros artigos desta coluna:
O que você tem feito com o templo de Deus?
A Sexualidade Segundo a Bíblia
Nossa Vida, Um Altar Para Deus
Quem Está No Comando?
Deus Prefere Te Ver Alegre
O que você tem feito com o que Deus te mandou fazer?
Enquanto o povo gritava GOL, a Dilma aprovava a LEI DA PALMADA
O Amor Que a Igreja Precisa
Onde existe um Acabe há uma Jezabel ...
O Dia Seguinte do Filho Pródigo
 

Clique para ler este artigo
O artigo acima é colaboração de " Pastor Ricardo Ribeiro "
Ricardo Ribeiro é foi consagrado ao ministério pastoral em 2004 e teve sua unção apostólica legitimada em 2013. Desde 2000 viaja por todo o Brasil treinando pastores, lideranças e igrejas nas mais variadas ramificações dos assuntos batalha espiritual, adoração, liderança e fé. Também é fundador e administrador do conhecido site atosdois.com.br. Congrega no Ministério Colheita Internacional em Teresópolis RJ, onde recebe paternidade espiritual do Apóstolo Arcélio Luis.

Na área "secular", Ricardo Ribeiro dirige a empresa CAQ - Consultoria em Atendimento de Qualidade, onde oferece recursos e treinamentos para empresas, principalmente no que se trata do atendimento ao cliente externo e satisfação do cliente interno. Ricardo atuou como diretor de qualidade da Makrofarma (multinacional da área de cosméticos), e gerente da Ultrarad (clínica médica radiológica em Copacabana RJ).

 
   

 

 

Escola FLECHA NO ALVO
Escola SOLTA O QUE É MEU
Escola CASAL SUPER
Palestras & pregações avulsas
Ajude-nos a continuar:
BB Agência 4398-2 / CC 5525-5 Após depositar não deixe de nos ligar, gostaríamos de agradecer e orar por sua vida: (21) 99624-5227 - Apóstolo Ricardo Ribeiro

Libertação Financeira

[ adquirir ]


O Calendário de Deus - Uma Revelação de Batalha Espiritual

[ adquirir ]

 


Desenvolvido por CAQ / A2 Webstudio - Acesse: www.atendimentodequalidade.com.br