Procure um estudo:

Início - Apoio para pastores - Assuntos diversos - Batalha Espiritual - Blog do Pastor - Estudos bíblicos - Teorias de Conspiração


Prosseguindo para o Alvo

Neste texto, Paulo coloca diante do leitor um "pequeno manual" de sua carreira ministerial satisfatória. Vejo no meio das palavras do apóstolo, orientações importantíssimas para qualquer pessoa que quer alcançar um objetivo...

Filipenses 3:

v.13 - "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,"
v.14 - "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Introdução:

Neste texto, Paulo coloca diante do leitor um "pequeno manual" de sua carreira ministerial satisfatória. Vejo no meio das palavras do apóstolo, orientações importantíssimas para qualquer pessoa que quer alcançar um objetivo. Estamos no penúltimo dia do ano 2003, tenho certeza que muitos cristãos tem feito uma retrospectiva do ano 2003, todos os sucessos alcançados, e principalmente, todas as frustrações.

Na maioria das vezes, não lembramos com tanta ênfase, as coisas boas que Deus nos permitiu receber, mas lembramos do que não conseguimos. Isso porquê há exatamente 1 ano atrás, estávamos nesta mesma situação, planejando o que faríamos e o que pretendíamos alcançar neste ano 2003.

Talvez você não tenha conseguido êxito nos seus projetos; talvez porque Deus não quis, ou porque você não usou a estratégia adequada; talvez até porque não era mesmo para acontecer, mas independente disso, nosso coração demonstra frustração, desanimo, e muitos dizem: "Ah, lá vem mais um ano, igual a todos os outros."

Lendo o texto de Paulo, vejo que ele nos apresenta etapas para alcançarmos com êxito nossos projetos para esse novo ano, e esses ensinamentos não se aplicam apenas para o romper do ano, mas para toda a sua vida. Fique atento, e entenda as soluções de Deus para sua vida. Creio que esta palavra vai te ajudar a ter projetos bem sucedidos, no decorrer de 2004, e nos outros futuros anos.

1. Paulo não era acomodado:

No verso 13, o apóstolo diz: "Não julgo que o haja alcançado". Quem conheçe a obra missionária de Paulo, sabe que ele foi um missionário bem sucedido, ele poderia ter dito, "alcancei meu objetivo", mas ele estava disposto a conseguir mais. Primeira coisa que eu aprendo aqui é que você tem todo o direito de querer mais, de aprimorar e melhorar o que você já conseguiu, e mesmo que não tenha conseguido realizar algum objetivo em 2003, declare como Paulo: "Não julgo ter alcançado"... esta confissão nos abre na mente um leque de idéias e entusiasmo para continuarmos e nos dedicarmos novamente a grandes projetos.

2. Devemos nos libertar do passado:

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam". Paulo declara que mesmo que não tenha alcançado seu alvo, ele deveria tentar novamente, mas para isso, algo era necessário ser feito: "Esquecer do que ficou para trás".

Muitas pessoas não conseguem andar para frente justamente por isso. Ficam presas ao passado. Imitam a mulher de Ló, que olhou para trás e virou estátua, não voltou nem prosseguiu.

O crente que vive remoendo o passado, não tem visão de futuro:

- Que falta eu sinto daquele outra igreja!
- Que saudade eu sinto da minha ex-namorada!
- Que saudade eu sinto do meu falecido marido!
- Ah, como eu era feliz quando ganhava 1000 reais por mes.
- Ah, como era melhor os peixes do Egito, melhor do que esse maná do deserto....

Irmão, seja qual for o seu passado, talvez aparentemente até melhor do que os dias atuais, liberte-se dele. Você não tem pacto com o passado, e não deve fidelidade a ele. Deus quer te fazer andar para frente. Talvez você ganhe muito menos do que ganhava antes. Talvez sua família era mais entrosada no passado. Talvez você sinta falta de algo ou de alguem, mas uma coisa eu te digo:

"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Se ficar preso no passado, não tem como andar pra frente. Você precisa esquecer definitivamente das coisas que para trás ficam. O passado pode arruinar sua vida para sempre. Pode te afastar até de Deus.

Se for necessário perdoar alguém, perdoe. Se for necessário pedir perdão, peça... mas liberte-se do passado. Deus tem novos degraus, novos andares, para sua vida. Esforça-te, você vai conseguir.

3. Precisamos andar para frente:

"Avançando para as que estão diante de mim". Depois de esqueçer o passado, Paulo diz que avança para as coisas que estão diante dele. Deus coloca "coisas" diante de você, coloca uma nova igreja, coloca oportunidades para solucionar o seu problema, coloca o Espírito Santo, seu companheiro, coloca tudo para que você possa se erguer, mas, você precisa avançar.

Fico preocupado com crentes acomodados. Ficam pedindo a Deus uma solução, até esquecem do passado, mas não se movimentam. Nao procuram um emprego, não procuram um seminário teológico, não procuram uma namorada nova... não avanção. São inertes, imóveis. Se você quer ter sucesso neste novo ano, aprenda a avançar para as coisas que JÁ ESTÃO diante de você.

4. Prossiga, siga em frente, continue:

Contuinuando o versículo de Paulo, ele diz: "Prossigo para o alvo". Ele já esqueceu o passado e já avançou para as coisas que estavam diante dele, mas ele disse que deveria prosseguir.

Prosseguir é perseverar. A vida não é fácil, seus projetos poderão ser bem sucedidos, mas você terá provas no meio do caminho. Neste momento, estamos avançando com todo o ânimo para alcançar algo, e deparamos com uma barreira, uma decepção. Talvez isso tenha acontecido com Paulo, mas ele diz: "Prossigo para o alvo".

Ele não desiste, e não fica lamuriando a sua queda. Continua seguindo reto pois tem um alvo. Aliás:

"Só alcança um alvo quem tem um alvo". Se você não tem um alvo, não tem como alcançar. Deixe me explicar melhor. Como você vai chegar a uma meta, sem decidir qual será a meta, qual será o objetivo de sua caminhada?

Tendo um alvo certo, um objetivo especívico, você vai andar em linha reta, e quando menos esperar, já chegou.

Israel no Deserto, ficou rodeando montanhas por 40 anos. Eles estavam confusos quanto a seus objetivos. Hora queriam voltar para o Egito, hora queriam chegar na terra prometida. Um dia Deus disse: "Chega de rodear montanhas" Dt 2.3

5. Priorize Jesus

Apesar de termos sonhos, planos, que certamente são aprovados por Deus, devemos dar prioridade ao louvor de Jesus. Ele é o centro de nossas atenções. Paulo diz:

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, PARA O PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS".

Esse é o maior prêmio, a vocação de Jesus Cristo. Devemos envocá-lo, buscá-lo, e assim estaremos buscando o Soberano, sua presença em nossas vidas é o maior de todos os prêmios. O demais, é acrescentado por Deus.

Deus o abençoe,
espero que você alcance todos os seus projetos


O artigo acima é colaboração de: Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro é pastor presidente do Ministério Atos Dois. Oferece treinamentos para pastores e igrejas, além de cobertura espiritual para líderes. Também é fundador do Instituto de Educação Comportamental e desenvolvedor do Método DESCUBRA SEU TALENTO ENRIQUECEDOR. Sites www.atosdois.com.br e www.talentoenriquecedor.com.br