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A CHAMADA DE ABRAÃO - O Pacto da Circuncisão
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Maria de Fátima Moreira

 
O Senhor estabeleceu concerto com Abraão, porque viu que Abraão haveria de ordenar a seus filhos e à sua casa para que guardassem o caminho do Senhor, e praticassem o juízo e a justiça (Gn 18.20; Ne 9.7,8).

E foi sob este fundamento que Deus firmou o seu concerto, exigindo de Abraão:

§ que andasse na sua presença e fosse perfeito (Gn 17.1);

§ e que o Deus Todo-Poderoso fosse o seu único Deus, e também da sua semente (Gn 17.1,7,8).

Como recompensa à sua fidelidade, Deus o abençoaria (Gn 12.2,3) e:

§ aumentaria grandemente a sua semente (Gn 17.2);

§ faria deles nações e reis (Gn 17.4-6; 16);

§ lhes daria toda a terra de Canaã em possessão perpétua (Gn 17.8);

§ a sua posteridade herdaria o mundo (Rm 4.13);

§ e eles seriam uma bênção para todas as famílias da terra (Gn 12.3, 26. 4; 28.14).

E selou o seu concerto com o pacto da circuncisão, ordenando a Abraão que ele e todos os varões da sua semente e da sua casa, circuncidariam o prepúcio, como sinal perpétuo do concerto entre eles e Deus (Gn 17.10-14).

A Aliança da Circuncisão, se constituía na Aliança da carne (Gn 17.13).

A circuncisão era o selo da justiça da fé de Abraão (Rm 4.11), e foi transmitida ao seu filho Isaque, aos seus netos, e a toda a descendência da semente do seu neto Jacó, a quem Deus constituiu herdeiros da terra de Canaã (Gn 12.2,3; 26.3,4; 28.13,14);

Portanto, Abraão, Isaque e Jacó receberam as promessas pela fé, pois as mesmas se cumpririam na posteridade.

A CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO


Durante a Dispensação da Graça, tanto judeu quanto gentio, só alcançarão a salvação através de um novo nascimento mediante a fé no Senhor Jesus Cristo (Jo 3.3,16).

Porque Deus justifica pela fé em Jesus Cristo, tanto a circuncisão, quanto a incircuncisão (Rm 3.30).

Ambos (judeus e gentios), na presente Dispensação, são batizados em um só corpo ( 1 Co 12.13), a IGREJA.

A Aliança da Graça, é a Aliança do Espírito (Hb 10.15,16).

Nela Deus não requer o cumprimento da Aliança da carne que foi firmada com Abraão, mediante a circuncisão do prepúcio ((Gn 17.13; 1 Co 7.18).

Porque o concerto foi firmado com Abraão estando ele ainda na incircuncisão, tendo também recebido a promessa mediante a sua fé, de que seria uma bênção, não só para os seus descendentes, mas para todas as famílias da terra (Rm 4.11-16).

(Porque os concertos e as promessas de Deus têm sido dadas, não pelas obras, mas pela sua infinita Graça, mediante a fé - Rm 11.26-32).

Entretanto, Deus exige do crente a circuncisão do coração (Rm 2.28,29).

A circuncisão do prepúcio, circuncidava o órgão responsável pela geração dos filhos de Abraão (filhos segundo a carne)- Fp 3.4,5; (ver Ez 44.7-9);

A circuncisão do coração, circuncida o órgão responsável pela geração dos filhos de Deus (filhos segundo o Espírito) - Dt 30.6-10; Jr 32.38-41; Ez 11.18-21; Ez 36.24-28;

A circuncisão do prepúcio era o selo da justiça da fé (Rm 4.1).

A circuncisão do coração é o selo da regeneração (Tt 3.5,6).

Os herdeiros da bênção terrestre tinham que circuncidar o prepúcio (Gn 17.9-14; Ex 4.24-26; Js 5.2,3; Hb 2.16-18). Os herdeiros da bênção celestial têm que circuncidar o coração (Jr 4.4; Dt 10.16).

A circuncisão do prepúcio era carnal (Cl 2.11,12). A circuncisão do coração é espiritual (Fp 3.3).

Israel era circuncisa na carne e incircuncisa no coração, e por isto não alcançaram a justiça da fé (Lv 26.41,42; Jr 6.10; 9.26).

O gentio era incircunciso na carne e no coração (Jr 9.26; Ez 44.7,9; Cl 2.13), portanto estranho à promessa (Ef 2.11,12).

A Igreja, seja ou não, circuncisa na carne (1 Co 7.18; Gl 5.3-6; Cl 3.11), tem que ser circuncisa no coração porque tornou-se filha de Deus por adoção, e herdeira da vida eterna (Gl 6.15; Rm 2.25-29).

Deus quer que nos cheguemos a Ele, com mudança de coração (1 Sm 10.9), lavando o coração da malícia (Jr 4.14); lançando fora as transgressões (Ez 18.31), afastando as iniqüidades e nos convertendo de todo o coração (Dt 30.10; 1 Rs 8.48; Jó 22.22,23).

Deus quer que o sirvamos com o coração íntegro (Dt 11.13; Js 22.5; 1 Sm 12.24; 1 Cr 28.9); que o busquemos (Dt 4.29; Sl 119.2); que o amemos (Dt 6.5; 30.6); que o louvemos (Sl 9.1); que o invoquemos (Sl 119.145), de todo o coração.

Deus quer que guardemos a Sua Palavra em nosso coração, para cumpri-la (Dt 6.6; Sl 119.34);

Deus quer que lhe rendamos Graça com integridade de coração (Sl 111.1; 119.7); que confiemos Nele de coração, sem nada temer (Sl 112.7,8);

Deus quer que nos cheguemos a Ele, com o coração humilhado (Lv 26.41), e que sigamos o exemplo de Jesus, que é manso e humilde de coração (Mt 11.29; Hb 12.2).

Porque Deus não olha para o exterior, mas para o coração do homem (1 Sm 16.7). É do coração que procedem as saídas da vida (Pv 4.23).

A Bíblia diz que Deus sonda e esquadrinha o coração e a mente (os pensamentos) - Sl 7.9; 26.2.

Deus pesa e prova o coração e os rins (Pv 24.12; Sl 7.9; 26.2; 1 Cr 29.17). Não no sentido físico, mas no emocional. Rins e coração são os órgãos vitais do corpo humano, e a soma dos desníveis emocionais, alteram os seus funcionamentos e conduzem à morte.

Quando a Bíblia emprega qualquer dessas expressões, está falando do homem interior, da alma, dos afetos, dos pensamentos, dos sentimentos, dos desejos, das emoções, que são os responsáveis pelas decisões e atitudes do homem para consigo mesmo e para com o seu próximo, e que os levam a cometer justiça ou injustiça, que é pecado. (Compare nas versões ARA e ARC, os seguintes versículos: Jó 15.35; Jr 15.1; 17.10; 20.12; 31.20).

O Senhor Deus tudo vê, tudo sabe (Sl 33.13,14; 139.1-17).

Quem tem o coração circuncidado, anda pelos caminhos da Justiça, e põe em prática a recomendação da Bíblia:

1 Pe 5.6 - "Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;"

.7 - "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós."

Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12.34; 15.18,19; Lc 6.45), e que toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo (Mt 12.36).

 

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Escrito por: Maria de Fátima Moreira (Maiores informações no final da página)
 
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O artigo acima é colaboração de " Maria de Fátima Moreira "
Membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de João Pessoa. Colabora como Preletora e Escritora do site da Assembléia de Deus
de Natal - Congregação da Candelária.

 
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Desde o início das civilizações e da relação de Deus com os homens, ficou muito claro o cuidado do Eterno com os nomes. Não é coincidência o fato de locais e pessoas da Bíblia terem nomes que explicam exatamente quem são. Babilônia significa confusão, Jerusalém, Paz.
Percebi que por onde Deus “passava” e via um nome desalinhado com seus propósitos, Ele mesmo corrigia o nome. Foi assim com Abraão, Sara, Israel, Paulo, Pedro.

Como Igreja, devemos fazer o mesmo, principalmente em relação ao Nome de Deus, fazendo assim cumprir-se a oração do Pai Nosso: “Santificado seja o Teu Nome”.

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