O que não conseguir te matar, te fará crescer

Gênesis 50:14-21

14. Depois de haver sepultado seu pai, José voltou para o Egito, ele, seus irmãos, e todos os que com ele haviam subido para sepultar seu pai.
15. Vendo os irmãos de José que seu pai estava morto, disseram: Porventura José nos odiará e nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.
16. Então mandaram dizer a José: Teu pai, antes da sua morte, nos ordenou:
17. Assim direis a José: Perdoa a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
18. Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis que nós somos teus servos.
19. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus?
20. Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.
21. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.

Vemos nessa passagem José, quando era menino sonhava em ser líder. Resolveu contar seus sonhos para seus irmãos que quiseram mata-lo, porém não fizeram e venderam-no como escravo. Então José vai para uma terra distante e de idioma diferente do seu. Lá ele prosperou e acabou chamando a atenção da esposa do seu dono. Então José recusa-se a deitar-se com a patroa e deixa sua túnica nas mãos da mulher que acaba acusando-o de tentar estupra-la.
Então José vai para a prisão. Lá Deus o abençoa novamente e ele passa a liderar os presos. Então dois funcionários do Faraó que estavam presos tiveram sonhos e José revela-os dizendo que um seria solto e o outro seria morto. Ao copeiro, José pede para que ele fale de José a Faraó porém a Bíblia diz que ele esqueceu-se de José (Gn .
Faraó então tem um sonho que nenhum sábio do Egito decifrou, então o copeiro lembrou-se de José e falou para Faraó que havia um israelita preso que poderia decifrar o sonho de Faraó. O Faraó mandou então chamar o José. e José revelou a Farol o significado dos seus sonhos então faraó o colocou como governador do Egito para administrar o período de fome que teria naquela terra durante o período. A família de José precisou buscar alimentos no Egito e José endureceu com a sua família dizendo que eram espiões e ladrões na segunda visita dos seus irmãos ao Egito José revelou-se quem era e pediu para que toda sua família saísse de Canaã e fosse para o Egito. Jacó alegrou-se muito em saber que José estava vivo e levou toda sua família para morar no Egito com José.
Com a morte de Jacó conforme o texto que lemos, os irmãos de José acharam que ele que iria querer vingar-se do mal que fizeram para ele, porém José disse que o mal que haviam feito para ele Deus havia transformado em benção. Desse modo José reconheceu que embora seus irmãos tenho feito mal não conseguiram matá-lo E Deus transformou a dificuldade em benção.

O fundo do poço não matou José
A escravidão não matou José
A prisão não matou José
O esquecimento não matou José
Todas essas coisas o prepararam para ser líder.

Outro exemplo é a vida de Davi que enquanto pastoreava as ovelhas de seu pai teve que enfrentar um urso e em outra oportunidade enfrentar e derrotar um leão duas situações das quais ele poderia ter morrido e venceu. Essas situações fizeram com que Davi se credenciasse assim para enfrentar o gigante Golias. Depois enfrentou os filisteus e também foi odiado e perseguido pelo Rei Saul. Mas não morreu e chegou ao trono pronto para enfrentar as batalhas como grande Rei e líder do exercito de Israel.

O leão não matou Davi
O urso não matou Davi
O gigante Golias não matou Davi
O exército de Israel não matou Davi
O Rei Saul não matou Davi
O exército filisteu não matou Davi
Todas essas coisas fizeram de Davi um Rei corajoso e vitorioso nas batalhas

Mais um exemplo é Jacó que trabalhou 7 anos para casar-se com Raquel, fez o casamento e quando acordou viu que tinha passado a noite com Lia. Reclamou com o seu sogro que sugeriu que ele trabalhasse mais sete anos e ele o fez e o texto bíblico de Gênesis diz-que os sete anos passaram-se como poucos dias. Porém Raquel era estéril e 6 dos filhos de Jacó foram dados por Lia e e mais dois por sua concubina, vemos então que oito tribos surgiram do engano de Labão para Jacó.

A mentira não matou Jacó
A espera não matou Jacó
O engano não matou Jacó
Lia foi mãe de metade dos filhos de Jacó, ou seja gerou metade das tribos de Israel e. Sua concubina deu a Jacó mais 2 Filhos, logo 8 tribos existiram por causa de Lia.

Talvez você esteja passando por algo que não consegue entender hoje, mas saiba que Deus está no controle. Creia nisso.

Deus não usa meios convencionais ou as nossas vontades para fazer milagre ele usa a sua soberania Onipresença Onipotência e Onisciência.

O nosso papel é crer e esperar para ver o milagre acontecer.

Na Graça e no Amor de Cristo!
Pr. Robson Luiz de Oliveira
Acesse: http://prrobsonoliveira.blogspot.com.br/

Escrito por: Pr. Robson Luiz de Oliveira