Lição 6: Atravessando a ponte da fé

Parabéns por suas conquistas até aqui! Você passou de alguém que talvez estivesse incerto e um pouco tímido sobre compartilhar a sua fé até ser capaz de tornar uma simples conversa em assuntos espirituais. Você aprendeu como aplicar os versículos em negrito dos evangelhos. Agora é hora de ajudá-lo a entender como usar a ilustração da “Ponte” na frente dos livretos do evangelho. Ao aprender como usar isso fará o seu compartilhamento muito mais efetivo e o capacitará a levar alguém através do entusiasmante processo de fazer uma decisão de seguir a Cristo.

Escrituras de Abertura

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 6:23

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.”
1 João 5:11-12

“Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”
João 6:37

Lição 6: Atravessando a Ponte da Fé

Os nossos livretos do evangelho foram elaborados para ajudá-lo o melhor possível em seus esforços para compartilhar a sua fé. Cada parte desse modelo e produção foram cuidadosamente planejados para que possa comunicar a sua fé rapidamente e claramente.

A experiência ao usar nossos evangelhos começam com a capa elaborada para que tenha uma aparência atraente quer a pessoa o veja pela parte da frente ou de trás, fazendo uso de atraentes desenhos na volta toda. Nossas capas são laminadas para que possam durar o suficiente ao serem amassadas ou dobradas dentro dos bolsos, sem ficarem aos pedaços ou sujas. A primeira página oferece uma breve introdução, captando a imaginação e levando o leitor a pensar sobre as coisas importantes da vida.

A maioria dos nossos evangelhos também incluem uma seção poderosa conhecida como ilustração da “Ponte”. É um velho conceito que tem permanecido com o teste do tempo, usado por evangelistas por décadas para descrever como o pecado tem nos separado de Deus. A seção é chamada “Encontrando as respostas para as perguntas mais importantes da vida.” Ela responde as perguntas: De onde viemos? Por que estou aqui? Para onde estou indo? E Como Posso descobrir o meu caminho para Deus?

O termo “Ponte” refere-se a idéia de que Jesus Cristo age como uma Ponte entre as pessoas pecadoras e nosso Santo Deus. Sem Jesus, o pecado nos separa de Deus. Jesus tomou sobre Ele a punição do nosso pecado, criando a ponte ou “caminho” nos fez retos diante de Deus.

A seção da Ponte foi escrita numa linguagem natural e fácil de entender elaborada para facilitar a sua leitura em voz alta para alguém. Intercaladas com versículos da Escritura, ela descreve o problema do pecado, como Jesus é a resposta para esse problema e como podemos nos acertar com Deus através de uma fé de arrependimento em Cristo.

Separe algum tempo para ler toda essa seção, levará somente alguns minutos. Os desenhos ilustram os conceitos. Estude os desenhos para que possa aprender como explicá-los a outra pessoa.

Os desenhos facilitam para compartilhar. Um deles mostra como o pecado age como uma barreira entre as pessoas e Deus. O próximo mostra como as pessoas geralmente tentam aproximar-se de Deus; através da moralidade, aperfeiçoamento próprios, filosofia e boas obras. Mas tudo isso é inútil porque eles não podem ultrapassar a barreira do pecado que nos separa de Deus. A ilustração final mostra como Jesus Cristo obedientemente deu a Sua vida, para que Ele pudesse levar sobre Si mesmo a nossa merecida punição pelo pecado, portanto, tornou-se a Ponte atravessando a divisão do pecado. Com o nosso débito totalmente pago por Cristo, nosso caminho está aberto se arrependermos dos nossos pecados, crermos e confiarmos Nele.

Em toda essa seção do evangelho, as passagens da Bíblia e poucas palavras simples nos contam uma história.

Perguntas-chave

Uma das melhores maneiras de usar a ilustração da Ponte é simplesmente lê-la em voz alta. Quando chegar ao quarto desenho, que mostra duas direções que as nossas almas podem escolher, pergunte para a pessoa que você está compartilhando “Qual desses o representam?”

Se você conseguiu chegar até aqui, esteja confiante que o Espírito Santo está presente e continuará a dirigir a sua discussão. A maioria das pessoas apontarão para o lado mostrando uma vida sem Cristo, levando para o inferno. Então, pergunte: “Onde você gostaria de estar neste desenho?” A pessoa apontará no desenho da direita, mostrando alguém salvo como resultado de seguir a Cristo, destinado para uma eternidade no céu.

Depois, leia os dois passos. Talvez você seja tentado a correr e ir diretamente a oração de arrependimento, mas é importante que faça esses dois passos.

1. Explique que todos nós somos pecadores. Para estar com Cristo, precisamos admitir o nosso passado pecaminoso e abandonar o pecado. Isso é referido como: “arrependimento.” Isso significa mudar a sua vida de agradar a si mesmo para agradar à Deus.
2. Explique que precisamos crer, ou ter fé em Jesus Cristo, Sua morte na cruz por nossos pecados e Sua ressurreição. Confiamos na Sua morte como pagamento pelos nossos pecados.
Depois que você explicar esses dois passos, pergunte se eles gostariam de receber a Jesus, agora. Quando responderem: “Sim,” ajude-os a fazer a oração sugerida em seu evangelho orando sentença por sentença e peça que eles repitam cada sentença depois de você.

Como todos sabemos, a fé em Cristo é genuína se ela traz mudanças reais em sua vida. Essas mudanças acontecem através da obra do Espírito Santo em nós e nosso compromisso com Cristo. Este processo, é chamado de “santificação,” nos ajuda a crescer em nossa fé para amadurecermos em nosso relacionamento com Cristo. Seu evangelho descreve vários aspectos da nova vida em Cristo:

Leia uma parte da Bíblia todos os dias.
Ore diariamente; converse com Deus como conversaria com um amigo íntimo.
Faça parte de uma igreja local onde a Bíblia é ensinada.
Leve uma porção da Palavra de Deus com você.
Compartilhe a sua fé em Cristo com outros.
Se possível, ajude a pessoa que acabou de levar ao Senhor a encontrar uma igreja local. Se puder conectá-los com um pastor ou com cristãos na área deles, é ainda melhor.

Perguntas dignas de serem respondidas

Um dia depois do milagre onde Jesus alimentou mais de 5000 pessoas com cinco pães e dois peixes (João 6), as pessoas:
A Pediram um sinal para provar que Ele era Deus.

B Estavam preparados para crer Nele.

C Exclamaram sobre a grandiosidade do milagre.

D Disseram que Cristo era maior que Moisés.

Quando Jesus falou sobre “rios de água viva” (João 7:38) fluirão do interior daquele que crê, Ele estava referindo-se a:
A Vida Eterna.

B O Espírito Santo.

C A Palavra de Deus.

D Fé em Cristo.

Tarefa da Lição

Sua tarefa é demonstrar para alguém a ilustração da Ponte na página da frente do evangelho.

Naturalmente, esse será o exercício mais desafiador ainda, mas é importante em seu crescimento como cristão que entenda esses conceitos bem o suficiente para explicá-los a outros. Provavelmente, você não se inscreveu na Iniciação ao Evangelismo pensando que seria fácil!

Leia a seção da Ponte para familiarizar-se com a sua estrutura e conteúdo para que se sinta à vontade. Peça ao Senhor para ajudá-lo nesta tarefa. Se você está sendo sincero, Ele irá dar-lhe oportunidade de aprofundar-se o suficiente em uma discussão espiritual para que possa fazer essa explicação de fé em Cristo.

Não desanime se demorar um pouco para acontecer. Nem todos estão prontos para discutir a sua fé neste nível, mas se você for persistente a chance aparecerá e você ficará motivado e encorajado além de suas expectativas.

Lembre-se de colocar o relato de sua experiência de compartilhamento na página de finalização após clicar o botão “Lição Concluída” abaixo, para que outros que estão nesta mesma tarefa possam ser motivados pela sua história.

História de Membro

“Parei no meu depósito de armazenamento para pagar a minha conta. Depois que peguei o meu recibo, disse a atendente que tinha um presente para ela. Depois, peguei dois evangelhos de João e perguntei a ela qual deles ela gostaria. Ela imediatamente escolheu o que tinha a capa de rosas. Isso levou a uma oportunidade de 15-20 minutos para compartilhar o evangelho, para encorajá-la a ler a Palavra de Deus (especialmente João) e mostrar-lhe a maioria da ilustração da “Ponte”do início do livreto. Embora, tivemos que interromper a nossa conversa porque outros clientes chegaram, o fundamento da mensagem do evangelho foi colocado juntamente com um convite para voltarmos a discutir outros assuntos espirituais. Louvado seja o Senhor pelas oportunidade de servi-Lo mesmo quando nem mesmo a estamos procurando!” –Tim F., Peoria, IL

Oração Final

“Querido Senhor, por favor, dá-me um novo e pessoal entendimento de como a obra final de Jesus na cruz provê a única ponte que me permite ter novamente comunhão eterna Contigo, meu Criador e Sustentador. Oro para que possa ter oportunidades divinas para compartilhar esta verdade com as pessoas cujos corações Tu tens preparado para recebê-Lo. Por favor, coloca as Tuas palavras em minha boca ao compartilhar a ilustração da Ponte na frente do evangelho. Oro no precioso nome de Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador. Amém.”

Escrito por: Escritores não cadastrados