Lição 5: Levando o compartilhamento para o próximo nível

A razão pela qual muitos cristãos acham difícil compartilhar a sua fé é porque é uma batalha espiritual. Para vencer o inimigo, precisamos permanecer firmes e fazer o que é certo, mesmo se nos sentimos nervosos e com medo de dar esse passo de fé. Você já alcançou alguns marcos como parte deste curso de Iniciação ao Evangelismo. Agora, é hora de puxá-lo um pouco mais. Nesta lição, você aprenderá como tornar uma simples conversa em assuntos espirituais e como usar os versículos em negrito de seus evangelhos.

Escrituras de Abertura

“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.”
João 5:24

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
João 4:23-24

Lição 5: Levando o compartilhamento para o próximo nível

Um dos melhores exemplos na Escritura de como compartilhar a sua fé efetivamente é encontrado no quarto capítulo de João. Quando Jesus passou por Samaria, Ele para em um poço e pede água a mulher samaritana. Através deste simples pedido, Ele inicia uma discussão espiritual que leva a salvação da mulher e de muitos na comunidade dela. Vamos verificar rapidamente como Jesus tornou uma simples conversa em muito mais.

Se possível, separe algum tempo agora para ler João 4:4-29.

Inicie gentilmente. Note que Jesus não iniciou a Sua discussão com um tema espiritual. Ele simplesmente pediu, “Dê-me um pouco de água” As vezes como cristãos temos a tendência de querermos nos apressarmos na mensagem antes de estabelecermos um terreno comum para a sua recepção. Jesus sabia que a mulher ficaria surpresa com o Seu pedido por água, porque Ele era um judeu e eles não se associavam com os samaritanos. Porque Ele sabia que o Seu pedido a surpreenderia, Ele usou a sua resposta como o Seu início para uma mensagem espiritual.

Aguarde. Depois que Jesus abriu a porta espiritual, a mulher respondeu como qualquer outra pessoa de hoje em dia. Ela não acreditou que Ele tinha nada de especial para oferecer-lhe, até mesmo O ridicularizou. Ela evitou a seriedade de Suas afirmações tentando desviar-se com outros assuntos, mas quando ela começou a perceber que Ele estava certo, ela cedeu ao aumento de seu entendimento e creu que Ele era o Messias prometido. O entusiasmo dela espalhou-se por sua comunidade. A Bíblia nos diz que muitos samaritanos da cidade tornaram-se cristãos.

Quando compartilhamos a nossa fé, é útil iniciarmos a nossa discussão com um tópico que não seja puramente espiritual em sua natureza. Isso serve para criar uma ponte de comunicação. Muitos de nossos membros são entusiastas de motocicleta. Porque essa comunidade fechada geralmente para para falar sobre suas “motos”, eles sabem que podem tornar este interesse comum em coisas espirituais e uma chance para dar o evangelho de João.

Seja Sensível. Um pastor uma vez descreveu um evento que testemunhou quando estava em companhia do Dr. Walter Martin, um evangelista proeminente para membros de seitas. Dr. Martin tinha aproximado-se de um devoto de Hari Krishna na calçada e começou uma conversa amigável, perguntando sobre o passado do jovem para que ele pudesse ter uma oportunidade de falar sobre a fé. Quando o homem começou a compartilhar o seu coração, um cristão bem intencionado se aproximou do grupo e em voz alta condenou o devoto, declarando que ele iria “queimar no inferno” por sua devoção a uma falsa religião. O devoto Krishna rapidamente fechou o seu coração e terminou a entrevista. Embora, precisamos ser ousados, temos também que ser sensíveis e amorosos em nossos esforços.

O amor opera milagres. Como Jesus exemplificou, alcançar as pessoas iniciasse amando-os, não condenando-os. É melhor iniciar sua discussão de maneira amigável, e então, usar uma oportunidade durante a conversa para levar a discussão para assuntos do coração.

Isso é especialmente poderoso se você é capaz de encorajar outra pessoa reconhecendo coisas que eles já fizeram e sentem-se bem sobre elas — como realizações na escola, negócios ou esportes. Todos os esforços humanos, não importa quão importante, são afinal perecíveis. Eventualmente alguém aparece e os supera. Essa é uma chance maravilhosa para levar a conversa para assuntos espirituais, onde nossa aceitação não depende das nossas realizações do passado mas do contínuo amor de Deus por nós. Deus nos ama indiferente daquilo que conquistamos.

Como usar os versículos em negrito em seus evangelhos

Existem muitos versículos em seu evangelho que têm sido especialmente marcados em negrito. Estes se relacionam a vida eterna ou o que significa crer em Cristo. Os mesmos versículos estão marcados em todas as nossas versões, facilitando para que você possa usá-los seja qual for a capa de evangelho que está compartilhando.

Esses versículos em negrito, facilita para achá-los facilmente e mostrá-los ao compartilhar o evangelho. Embora, não seja uma lista exaustiva, eles incluem o seguinte. Para cada um, temos indicado como poderá explicá-los:

João 1:12 Temos a promessa que somos filhos de Deus quando cremos em Cristo. Nós tornamos parte da família de Deus, aceitando e amando-O.
João 3:16, 18 O amor de Deus é tão grande que Ele nos deu o Seu único Filho como um presente gratuito para nós. Mas, se não cremos, nosso destino é a condenação eterna.
João 3:36 Nossa única esperança de passarmos a eternidade com Deus é através da fé em Cristo.
João 4:14 Um excelente versículo para usar em contexto com a fome e sede. Isso refere-se a nossa sede espiritual, e a presença do Espírito Santo em nossas vidas quando seguimos a Cristo.
João 5:24 A garantia de Cristo que quando confessamos e O seguimos, somos assegurados de passarmos a eternidade em Sua presença. Um versículo maravilhoso de confiança.
João 6:37 Não importa quão ruim a vida de uma pessoa tenha sido no passado, esse versículo nos promete que Deus nos aceita quando decidimos nos arrepender do pecado e seguimos a Cristo.
João 8:12 Um excelente versículo para usar quando falar com pessoas que estão desanimadas e deprimidas. A fé em Cristo oferece não somente a vida eterna mas alegria e luz em nossas vidas.
João 8:31-32 A não ser que conheçamos a verdade, estamos fadados a seguir seja qual for a força que nos impulsiona emocionalmente e culturalmente. Somos “escravos” do pecado. A verdadeira liberdade é somente possível quando fazemos uma escolha de evitar os desejos pecaminosos.
João 10:17, 27 Esses dois versículos podem ser usados juntos para explicar que Jesus predisse a Sua ressurreição, e prometeu que Ele teria um relacionamento pessoal com todos aqueles que O seguissem. Sabendo que Ele vive, e assegurou o nosso relacionamento com Ele, podemos ser grandemente encorajados.
João 11:25-26 Um versículo maravilhoso de confiança em Jesus, terminando com uma pergunta que poderá fazer para a pessoa com quem está compartilhando. Se eles crêm, leve-os através da ilustração da Ponte na frente do evangelho e a oração de salvação sugerida.
João 14:6 Um dos versículos mais poderosos quando discutimos os conceitos religiosos errôneos de “tolerância.” Jesus não deixou brecha para ser somente uma de muitas maneiras para Deus. Ele disse que Ele é o único caminho.
João 17:3 Um resumo da promessa da vida eterna através da fé em Cristo, feito por Jesus.
Perguntas dignas de serem respondidas

Em João 4, o título “o Salvador do mundo” foi usado para descrever Jesus por:
A samaritanos

B discípulos de Jesus

C pessoas de Jerusalém

D Nicodemos

Em todo o evangelho de João, vimos duas reações comuns para o Senhor Jesus que são muito diferentes uma da outra. Elas são:
A Sofrimento e Alegria

B Aceitação e Rejeição

C Pecado e Salvação

D Violência e Paz

Tarefa da Lição

Parabéns por chegar a este ponto de sua jornada de compartilhar a sua fé! Você está dando um grande passo para compartilhar a sua fé com uma pessoa totalmente desconhecida. Mas, ainda há muito que aprender para que realmente se sinta à vontade para conversar sobre a fé.

Sua tarefa é iniciar uma discussão e torná-la em coisas espirituais, dando-lhe uma oportunidade de compartilhar o evangelho usando alguns dos versículos em negrito.

Isso será mais desafiador para você do que o último exercício. Provavelmente você está nervoso, sem muita certeza como iniciar uma discussão espiritual. Peça ao Espírito Santo para dirigi-lo e Ele o fará. Para ajudá-lo aqui vão algumas idéias:

Converse com um jovem universitário sobre os seus planos de carreira. Pergunte algo como: “Ao subir a escada do sucesso, você já se preocupou que ela possa estar apoiada no muro errado?” Use a resposta deles como uma ponte para falar sobre o verdadeiro sucesso, que é baseado em seu relacionamento com Deus ao invés da posição humana. Diga a eles que o evangelho de João é o perfeito plano para o verdadeiro sucesso na vida.
Converse com alguém na padaria ou restaurante sobre fome e sede, e torne a discussão para falar sobre como também temos fome e sede espiritual. Use a conversa como uma oportunidade para mostrar-lhes João 4:14, onde Jesus oferece água para nunca mais ter sede.
Converse com uma pessoa esportiva ou de negócios, celebridade ou pessoa idosa sobre o passado deles, levando-os a falar sobre as coisas que conquistaram em sua carreira. Depois, leve a discussão para assuntos espirituais, dizendo algo como: “Você conquistou muitas coisas em sua vida. E, em sua vida espiritual? Ela tem sido recompensadora? Como está o seu relacionamento com Deus?” Isso poderá ser uma ponte útil para oferecer um evangelho.
Converse com alguém sobre um novo evento nos noticiários. Como ponte na discussão, poderá dizer algo como: “Eventos como estes nos mostram que tudo pode acontecer a qualquer pessoa a qualquer hora. Você está preparado espiritualmente se algo sério acontecer em sua vida?” Use a resposta deles para oferecer um evangelho, porque é a única maneira para assegurar felicidade espiritual em quaisquer situações que Deus possa trazer em nosso caminho.
Essas são apenas algumas idéias. Tente adaptá-las ao seu ambiente. Quando completar esta tarefa, compartilhe a sua história na página de acompanhamento da website para que outros membros desta tarefa da Iniciação ao Evangelismo sejam encorajados pela sua experiência.

História de Membro

“Ontem à noite, quando estava abastecendo, dei um evangelho ao frentista. Isso iniciou uma conversa que me permitiu apresentar o plano de salvação de Deus. Ao final de nossa discussão, perguntei a ele se estava preparado para aceitar Jesus em sua vida e em seu coração ao que ele respondeu “sim.” Portanto, eu o dirigi na oração de arrependimento que o fez com sinceridade. Ele disse que gostaria de ir à igreja no domingo e perguntou se poderia levar os seus dois filhos. Louvado seja o Senhor! Dar esses evangelhos dá uma oportunidade de tornar uma simples conversa em assuntos espirituais e ao continuar fazendo isso, estou mais e mais surpreso de ver quantas pessoas estão buscando por respostas.” –Vincent L.

Oração Final

“Senhor Jesus, Tu orastes para o nosso Pai em João 17:26, “Eu O fiz conhecido a eles e continuarei O fazendo conhecido para que que o amor que Tu [Pai] tens por mim [Jesus] esteja neles, e que Eu também esteja neles.” Senhor, por favor encha-me com este amor ilimitado que o Pai tem por Ti, quando o Teu Espírito também habita em mim. Senhor, que eu possa visualizar a pessoa com quem estou conversando com a mesma alegria e com a vida eterna. Confio em Ti porque as Tuas próprias palavras trarão uma revelação sobrenatural à eles. Amém.”

Escrito por: Escritores não cadastrados


Seu comentário é um privilegio para nós:


Usuários Online