Lição 2: O poder da Palavra de Deus

Escrituras de Abertura

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”
João 1:14

“Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. ”
João 20:31

Lição 2: O Poder da Palavra de Deus

A Bíblia nos diz que a Escritura é inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16). Embora tenha sido escrita por homens, as palavras foram inspiradas pelo Espírito Santo. Deus revelou a Sua pessoa e plano a esses escritores. Embora, eles tenham usado o seu próprio contexto cultural e o seu próprio estilo de escrita, eles escreveram o que Deus queria que eles escrevessem. A Escritura é completamente digna de confiança porque Deus estava no controle de sua autoria.

As Escrituras hebraicas — que profetizam a vinda de Jesus — foram tão exatamente transcritas de uma geração para outra que o rolo de todo o livro de Isaías encontrado entre os rolos do Mar Morto datam de mais de 1000 anos do que as versões conhecidas na época de sua descoberta diferem apenas por algumas letra. Podemos confiar na Palavra de Deus.

A Bíblia é o nosso padrão para testar tudo que vemos e ouvimos. Isso nos protege contra o falso ensino, e age como nosso manual para sabermos como devemos viver. A Escritura revela o caráter de Deus.

Naturalmente, a única maneira para aproximarmos os nossos pensamentos e ações ao coração da vontade de Deus para as nossas vidas é diariamente separar tempo para ler a Sua Palavra e aplicar aquilo que lemos. O conhecimneto da Palavra não é suficiente se não o aplicarmos as nossas vidas!

Um ministério efetivo requer que separemos tempo para diariamente ler a Bíblia. Você não precisa ler muito ou gastar um tempo enorme nisso. Você pode começar lendo somente alguns versículos por dia do evangelho de João. Isso levará somente alguns minutos, encaixando-se facilmente mesmo nas agendas mais complexas. A chave é fazer disso um hábito diário ler algo da preciosa Palavra de Deus.

Escrituras a serem consideradas sobre a importância de separar tempo para a Palavra de Deus:

Salmo 119:10-16
1 Timóteo 4:13
Hebreus 4:12-13
O Evangelho de João

O Evangelho de João foi escrito pelo apóstolo João (que também escreveu o livro de Apocalipse) e é considerado como o último dos quatro relatos escritos sobre Jesus. O escritor refere-se a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava ” por causa do seu relacionamento aproximado com o Senhor. Nesse evangelho João quer que o leitor entenda que Jesus tem todas as qualidades de Deus encarnado, o Filho de Deus, enviado pelos céus e a única fonte da vida eterna. É um maravilhoso resumo da vida de Cristo porque explora a plenitude da humanidade de Jesus e as suas divinas qualidades.

Conheça o evangelho de João separando tempo para lê-lo diariamente. Os versículos-chave para compartilhar estão marcados em negrito em todos Evangelhos de Bolso para que os possa encontrar facilmente. Eles o ajudarão a explicar a outros quem Jesus é e porque Ele tem poder e autoridade para transformar as sua vida, agora e para a eternidade. Se você está comprometido em compartilhar a sua fé, é uma boa idéia memorizar, com o tempo, todos esses versículos em negrito.

Perguntas dignas de serem respondidas

Verdadeiro ou Falso: O propósito do evangelho de João está determinado no próprio livro.
João inicia o seu relato sobre Jesus escrevendo sobre a Palavra. Isso refere-se a:
A A Bíblia
B O Apóstolo João
C Jesus Cristo

Por que uma pessoa deveria crer que a Bíblia é verdadeira e a autoridade perfeita para a vida?
A A Bíblia descreve centenas de eventos que ainda não tinham acontecido na época em que foram escritos, no entanto, foram cumpridos exatamente como foram descritos.

B A Bíblia descreve os milagres de Jesus, inclusive a sua ressurreição.

C Milhões de vidas foram transformadas por ela.

D Evidência Arqueológicas apoiam os relatos bíblicos.

E Todas as opções acima

Tarefa da Lição

Começaremos os seus esforços de compartilhar com um simples exercício que facilitará para você. Não importa o quão nervoso você esteja em compartilhar a sua fé, isso será algo fácil de fazer:

Deixe um evangelho de João na sala de espera onde pessoas passam muito tempo sem ter o que fazer a não ser ler um jornal ou revista. Poderá ser um consultório médico ou dentista, sala de espera de uma oficina mecânica, pizzaria ou até mesmo um spa. Baseado em histórias que recebemos de nossos membros, lugares onde as pessoas estão especialmente abertas para pensamentos espirituais podem ser excelentes escolhas, como hospitais ou delegacias.

Volte mais tarde e veja se o evangelho ainda está lá ou se foi movimentado o que indica que foi lido. Poderá até mesmo perceber alguém lendo-o durante a sua visita!

Note que não recomendamos normalmente que deixe os evangelhos em qualquer lugar. É sempre melhor quando fisicamente os damos à alguém. Pessoas que podem visualizar quem os ofereceu o livreto estão mais propensos a lê-lo, e encontrar significado nisso. Também quando os evangelhos são deixados, há a possibilidade de que outras pessoas os joguem no lixo. Isso dificilmente acontece quando são dados pessoalmente. Para este exercício inicial, queremos que somente tente algo menos ameaçador como um ponto de partida. Se você já está acostumado a dar evangelhos as pessoas, faça isso.

Quando terminar esta lição, o convidamos para que escreva uma breve história na página de finalização sobre o local onde deixou o evangelho, para encorajar outros membros a participarem deste programa de Iniciação ao Evangelismo.

História de Membro

“Eu enviei um evangelho para todos em minha família e para a classe de estudo bíblico, e os encorajei se já conheciam a Jesus que eles passassem para outras pessoas. Eu também disse a eles que poderiam encomendar mais. Deixei alguns no grupo MOPS – Mães de Pré-escolares -, e os distribui em lanchonetes. Essa maneira é fácil para mim, já que tenho a tendência de ficar calada. Então, tive fé que Deus usaria o evangelho embora eu pessoalmente não compartilhei com as pessoas. Nunca me esquecerei a primeira vez que vi um desess evangelhos de bolso no meu grupo de MOPS. Isso foi um dos atrativos para mim começar a conhecer Jesus pessoalmente. Portanto, quero dizer-lhe um enorme OBRIGADO!! Louvado seja o Senhor!!!!” — Gina D.

Oração Final

“Senhor, Eu Te louvo por tudo que Tu tens criado e porque Tu tens autoridade sobre os céus e a terra. Obrigado por nos amar tanto que estava disposto a morrer na cruz para nos livrar do débito que nunca poderíamos pagar e nos dar o direito de nos tornarmos filhos de Deus. Senhor, confesso que tenho falhado em Teus caminhos e peço perdão. Senhor, por favor me dê um profundo entendimento do poder da Tua Palavra e coloca um desejo em meu coração de vê-Lo em Tua Palavra como o verdadeiro Pão da Vida, que é mais importante do que o próprio alimento físico. Ajude-me a fazer da oração e ler a Tua Palavra uma das mais importantes prioridades da minha vida. No precioso nome de Jesus eu peço essas coisas. Amém.”

Escrito por: Escritores não cadastrados


Seu comentário é um privilegio para nós:


Usuários Online