Lição 1: O privilégio da oração

A oração é o fundamento para tudo que fazemos, e especialmente o que fazemos para Deus. As Escrituras estão repletas de mandamentos para orarmos, direção para como orarmos e promessas sobre o que acontecerá quando orarmos.

Escrituras de Abertura

“Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.”
João 16:24

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.”
João 15:7-8

Lição 1: O Privilégio da Oração

Quando o esforço de alcançar é precedido de uma oração intencional, os resultados são muito maiores que os esforços de alcance feitos sem o fundamento da oração.

O evangelista Ed Silvoso diz: “Devemos sempre falar com Deus sobre o nosso vizinho antes de conversamos com o nosso vizinho sobre Deus.” Oração é uma parte vital de nossos esforços para compartilhar a nossa fé.

Durante o seu dia, ore continuamente por oportunidades de compartilhar o seu evangelho. Você ficará maravilhado como Deus as proverá quando você está realmente disposto desta maneira. Depois que der o evangelho, ore pelas pessoas com quem compartilhou, para proteção espiritual e direção ao lerem e meditarem na messagem da vida eterna contida no livreto.

A oração tem muitos aspectos e é necessária se você quer experimentar uma vida em Cristo e compartilhar as boas novas da vida eterna com outros. A oração é um diálogo de duas mãos entre você e Deus.

O modelo ATOS para oração

Talvez você tenha ouvido sobre ATOS, uma estrutura sugerida para sua oração que foi demonstrada por Jesus na Oração do Senhor. Esta abordagem o ajudará a orar de maneira mais efetiva:

Adoração. Para conectar com Deus, comece expressando o seu amor e adoração por Ele. Humilhe-se diante de Sua perfeita grandeza e infinito amor. Leia João 1:1-5.
Total Confissão. Pecados não confessados em nossas vidas impedem a nossa comunicação com Deus. Antes de pedir por qualquer coisa, purifique o seu coração procurando momentos de fraqueza e confesse-os diante de Deus. Ele prometeu que Ele irá perdoar esses pecados e os purificará. Leia 1 João 1:9.

Oferecer Graças Antes de pedir à Deus — mesmo em favor de outros — seja repleto de gratidão pelas pessoas e outras bençãos que Deus já tem provido. Pense sobre o que você tem e agradeça a Deus por isso. Leia Filipenses 4:4-5.

Súplica. Essa talvez pareça uma palavra sofisticada, mas simplesmente significa pedir. Depois que você confessar e agradecer, sinta-se à vontade para pedir o que quiser. Deus prometeu que Ele ouvirá e responderá cada pedido oferecido desta maneira. Leia Filipenses 4:6-7.

Outras Escrituras para considerar sobre a necessidade e o poder da oração:

Efésios 6:12-20
João 17:24-26
1 Timóteo 2:1
Colossenses 4:2
Hebreus 4:16
Daniel 9:3-19

Perguntas dignas de resposta

Qual é o maior problema que você enfrentou antes de encontrar Cristo? (i.e. ira, impaciência, amargura, alcolismo ou uso de drogas, desonestidade, etc.)
Como isso mudou em sua vida depois que se tornou um cristão?
Escreva as suas respostas para essas perguntas. Essa é uma maneira excelente de preparar-se para conversar com outros sobre Jesus. O seu testemunho pessoal de uma vida transformada é uma das maneiras mais poderosas de testemunhar como um cristão.

Importante: Seja breve para que possa estar preparado para rapidamente explicar como Deus transformou a sua vida em uma curta conversa. Geralmente os cristãos cometem o erro de gastar muito tempo falando sobre quão ruins eram as suas vidas ao invés de contar como Deus os transformou. O melhor dos testemunhos são surpreendentemente curtos, como esses exemplos:

“Antes de ser um cristão eu tentava preencher o vazio da minha vida acumulando dinheiro e poder. Agora, Cristo tem preenchido esse espaço vazio em minha vida.”

“Antes que eu seguisse a Cristo, usava o alcóol e as festas para esconder a dor em minha vida. Agora, Cristo tem preenchido a minha vida com alegria e paz em todos os momentos.”

“Antes de me tornar um cristão, eu estava centrado em mim mesmo. Agora, Cristo tem me dado um amor genuíno e preocupação por outros.”

“Eu vivia para conseguir a minha próxima dose, e disposto a fazer o que fosse para consegui-la. Agora, estou constantemente repleto de alegria através de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, que me amou o suficiente para morrer em meu lugar.”

“Eu costumava ter um temperamento explosivo, irando-me até mesmo pelas mínimas coisas. Depois que me tornei um cristão minha vida foi preenchida por uma paz real e contentamento, mesmo quando as coisas dão errado.”

Percebeu como um testemunho de somente duas sentenças pode ser efetivo? Faremos uso destes curtos testemunhos em sessões posteriores da Iniciação ao Evangelismo e mostrar-lhe como lidar com as reações das pessoas quando compartilhar a sua história. Mas precisará ter algo claro em mente, para desenvolver um testemunho de duas sentenças agora mesmo.

Tarefa da Lição

Liste cinco pessoas com as quais gostaria de compartilhar os evangelhos.

Agora, ore por cada uma delas para que o Senhor prepare os seus corações com uma fome para receber a Sua Palavra e a habilidade de entendê-la. Ore para que Deus lhe dê coragem e oportunidade de compartilhar a sua fé a cada uma dessas cinco pessoas.

Peça a um amigo cristão que ore por você enquanto participa da Iniciação ao Evangelismo. Melhor ainda, convide o seu amigo a inscrever-se na Liga e participar da Iniciação ao Evangelismo com você como seu companheiro de oração. Isso o ajudará manter-se atento ao continuar no curso, e proverá um útil encorajamento e apoio. Peça a eles que coloquem a sua identificação de membro 619480 no campo “número de referência” do formulário de inscrição para que suas inscrições estejam juntas.

História de Membro

“Fui a um parque local e comecei a orar por uma oportunidade de compartilhar as Boas Novas. Nada aconteceu de imediato, mas logo depois, vi dois jovens sentados à sombra de uma árvore bem próxima. Sentei-me perto deles e comecei a falar com eles sobre Jesus. Depois de caminhar com eles através do evangelho de bolso, eles disseram que queriam receber a Jesus!” — Kristy

Oração Final

“Deus Altissímo, Tu és o Criador Todo Poderoso e Sustentador do céu e da terra. Somente Tu dás a vida e a luz. Por favor, traga-me para perto de Ti, perdoe as minhas falhas e abra os meus olhos e coração para que Tu possas trabalhar em minha vida ajudando-me a levar muitas pessoas a Ti e ao Teu Reino para que sejam Teus filhos. Senhor, por favor dai-me um profundo entendimento do poder da oração e mais do que tudo, ajuda-me a orar. No precioso nome de Jesus peço todas essas coisas. Amém.”

Escrito por: Escritores não cadastrados


Seu comentário é um privilegio para nós:


Usuários Online