Herói Anônimo

Herói Anônimo

(textos extraídos da Bíblia NVI)

Com tantos super-heróis nos dias atuais, sejam aqueles criados pela indústria cinematográfica como aqueles que aparecem nos púlpitos das igrejas, surge uma carência enorme de resgatarmos da essência do cristianismo a identidade do verdadeiro herói do reino de Deus, o “Anônimo”, isso mesmo, aquele cuja reputação morreu com Cristo e cuja vida que flui em sua existência é a própria vida de Cristo, aquele que quando tira o disfarce revela o semblante de Jesus, afinal para que o seu poder tenha significado importa que ele diminua e que Cristo apareça.
Não é do meu interesse parecer um crítico de pessoas, sequer podemos perder nosso precioso tempo com tais discussões, certa vez ouvi um comentário muito interessante: “Para provar se um Dólar é falso, estuda-se apenas o verdadeiro, pois tudo o que for diferente dele será falso’” faço está mesma observação, vamos estudar a verdade do reino de Deus para que as falsas verdades não encontrem lugar em nossas vidas lançando dúvidas, chateações e decepções.
Vamos então à descrição do perfil de um herói anônimo do reino de Deus:

1º NÃO TEM IDENTIDADE – Age em segredo, praticamente invisível.
Mateus 6:3 e 4 – Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.
A melhor maneira de fazermos coisas em segredo é por meio do corpo de Cristo, note que o que esconde a mão direita da esquerda é corpo, dilua suas benfeitorias no anonimato da comunhão, é o reino de Deus que cresce com isso.

2º CAPACETE E VISÃO – Estevão usou as armas de um verdadeiro herói.
Atos 7:55 a 60 – Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus”. Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu.

Quando foi apedrejado, lançou mão de três armas espirituais:

VISÃO RAIO X – versículos 55 e 56: viu a glória de Deus e também Jesus

ESCUDO PROTETOR – versículo 59: Por dentro buscou a melhor proteção, ir para junto de Deus.

GOLPE FINAL “PERDÃO” – versículo 60: liberou perdão, e como recompensa não morreu, adormeceu e passou a desfrutar definitivamente da vida eterna.

3ª ESPADA – O herói é atacado constantemente e deve usar sua espada tanto para defesa como para ataque.

PALAVRA – essa é a verdadeira espada, todos os homens citados na Bíblia venceram pela força da Palavra, seja no antigo testamento como no novo testamento.
Efésios 6:17 – Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
II Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

LÍNGUA – falsa espada. O uso da língua para defesa ou ataque revela que nossos direitos são mais importantes, e que na verdade o reino de Deus está abaixo de nossos interesses pessoais.
Tiago: 3:6 a 12: Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.

A língua jamais deve ser usada como arma de defesa ou ataque, jamais!

4º O HERÓI ANÔNIMO VIVE NA TERRA – todas estas armas descrevem o perfil de alguém que anda em vitória no meio onde vive,seja na família, no trabalho, na igreja, nos estudos em meio aos amigos, etc.

João 3:16 e 17 – Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

O herói merece e recebe sua recompensa, a imunidade, ele não morre pois tem a vida eterna, o grande segredo está em crer no Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que Deus abençoe sua vida com estas palavras e te de inspiração para viver como um autêntico herói anônimo. Quando estiver diante do trono de Deus se surpreenderá com a quantidade de heróis anônimos recebendo de Deus suas respectivas recompensas!!!

Escrito por: Pr. Roberto Antoniassi Junior