Compreendendo a Elo_Him

Compreendendo a ELO-HIM
O Propósito desta mensagem é conhecermos um pouco o significado do nome ELOHIM

Elo-Him, é um nome bíblico, exclusivo de Deus, portanto é um nome inspirado no idioma original da Palavra de Deus, não é um nome inventado pela Teologia antiga ou contemporânea.

O termino Elo –Him como outros nomes ou títulos para Deus, simples ou compostos, no plurtal ou no singular, se encontram somente em Hebreu em contraste com nossas versões da Bíblia em inglês ou em espanhol ou ainda em português, que predominantemente só utilizam o termino God (inglês) Dios (espanhol) ou Deus (português), em todas as escrituras para se referir ao único Deus da eternidade, da criação e do povo de Israel que lhe deu a conhecer

No idioma Hebreu antigo, ( o idioma da Bíblia), Elo – him, é a forma plural de outro nome Hebreu em singular para Deus, usado comumente em Jó e Daniel, que se conhece como ELO-AH (mencionado nestes livros como ADONAY e EL SHADDAY, em outras versões do hebreu moderno), e que significa (segundo alguns eruditos bíblicos Judeus e comentaristas bíblicos de um modo geral, precisamente DEUS ÚNICO, ETERNO E DE ISRAEL, mencionado tanto em forma plural e singular muitas vezes nas Sagradas letras para expressar a existência, excelência, grandeza e majestade do único e verdadeiro Deus dos Hebreus, sem ser considerado por nenhum escritor judeu das Sagradas Escrituras como “2” ou “3” deuses formando “1” composto, pois contrariaria sua própria característica Monoteísta absoluta e radical que foi revelado a eles, desde Genesis 1:1.

Estes homens estudiosos das Escrituras (judeus ou Gentios) afirmam claramente em seus comentários, dicionários e enciclopédias bíblicas que o termino Elo-Him pode ser aplicado ao mesmo tempo de forma singular ou pluralista:

Veja os exemplos:
__”DEUS”.
No principio criou Deus (ELO_HIM) os céus e a terra (Gn.1:1)

__”DEUSES”
Não terás outros deuses (ELO_HIM) diante de mim (Ex.20:3).

__”JUIZES”
Deus (ELO_HIM) está na assembléia divina; julga no meio dos deuses (ELO_HIM) (Sl.82:1)

Eu disse: Vós sois deuses (ELO_HIM), e filhos do Altíssimo, todos vós. (Sl.82:6)

Assim que devemos atentar para as Escrituras, e veremos que ela não contradiz a verdade geral das Sgaradas Letras de que Deus é ó único e absoluto e que não se parece com nada que podemos ver ou entender.

E isto esta em consonância com o uso do termino “DEUS” e “deuses” (em maiúscula e em minúscula) que nós mesmos fazemos em nossas próprias línguas, apesar de que nosso idioma não tenha a riqueza literária do idioma Hebreu, para expressar em multiplas formas gramaticais da grandeza, majestade, qualidade, natureza e atributos do único Deus dos céus e da terra como todos conhecemos agora através dois estudos da Preciosa Palavra de Deus.

Tudo isto que temos dito em tão breve espaço de tempo, tem sido um tema controversial pelos séculos que se passaram, pelo trinitarianismo antigo e pelo contemporâneo, manipulando-o até os dias de hoje para nos obrigar a crermos e que também o mundo creia que se a própria Bíblia expressa Deus de uma forma pluralista como nos mostra o termino ELO_HIM, então significa (segundo a interpretação deles) que o único Deus das Escrituras é trino (ou composto por 03).

O Rabino Stanley Greenberg de: Of Sinai Temple en Philadelphia,(Pensylvania) USA, “JEWISHNESS AND THE TRINIY”

“…Christians are, of course, entitled to believe in a trinitarian conception of God, but their effort to base this conception on the Hebrew Bible must fly in the face of the overwhelming testimony of that Biblie. Hebrew Scriptures are clear and unequivocal on the oneness of God…The Hebrew Bible affirms the One God with unmistakable clarity. Monotheism, an uncompromising belief in one God, is the hallmark of the Hebrew Bible, the unwavering affirmation of Judaism and the unshakable faith of the Jew.

“… Os cristãos são, por suposto, autorizados a crerem em uma concepção trinitaria de Deus, porem seu esforço para basear esta concepção na Bíblia Hebréia leva a voar diante do testemunho aplasmante desta Bíblia. As Escrituras Hebréias são claras e inequívocas em quanto a unicidade de Deus, a Bíblia Hebréia afirma que Deus é um com uma clarza inquestionável. O MONOTEÍSMO, é uma crença inflexível em um único Deus, é o selo oficial da Bíblia Hebréia, a afirmação inquebrantável do Judaísmo e a firme fé do judeu…”

E outro Judeu comentando a afirmação do rabino Greenberg escreveu o seguinte artigo também:

“..Wheter Christians are accused of being polytheists or trithesits and whether or not it is admited that the Christian concept of the Tri-Unity is a form of monotheísm, one element always appear: one cannot believe in the Trinity and be Jewish. Even if what Christians believe is monotheistic, it still does not seem to be monotheistic enough to qualify as true Jewishness. Rabbi Greenberg’s article tends to reflect that thinking…”

“… Seja que os Cristãos sejam acusados de politeístas ou triteistas e que seja admitido no conceito cristão de que a Tri-unidade é uma forma de monoteísmo, um elemento sempre aparece: o ser humano não pode crer na trindade e ser judeu. Apesar de que se o que os cristãos crêem for monoteístico, todavia, não parece ser suficientemente monoteístico para ser qualificado como um judeu verdaeiro. O rabino Greenberg deveria refletir sobre este seu pensamento…”

Como vocês podem notar, as declarações destes dois judeus, não necessitam mais comentários com respeito a que sim eles seguem crendo firmemente em um único Deus, absoluto, que herdaram não de conceitos humanos ou filosofias mais sim das ESCRITURAS, porque suas declarações ao muito obvias, como também o rechaço total ao conceito de trinitariar ao único Deus da Bíblia.

Quero amados afirma o que penso:
“…Nós o povo pentecostal do Nome, sim cremos e usamos o termino ELO_HIM como um dos nomes do único Deus verdadeiro das Escrituras e usado no idioma Hebreu desde o principio, o que não cremos e jamais aceitaremos é que o termino ELO_HIM signifique ou represente a pluralidade de 03 pessoas divinas e distintas, porque destrói o monoteísmo puro de um só Deus, absoluto, do mesmo povo de Israel.
atte

Pr.Dr. Wagner Teruel

Escrito por: Pr. Wagner Teruel