Jacó, peniel e a bênção legítima

Shalom. Eu sou o Ap. Ricardo Ribeiro, administrador deste site, e quero te conhecer melhor. Por isso criei um grupo no whatsapp onde ocasionalmente envio videos, estudos, devocionais. É um grupo discreto e edificante. Para participar, te convido a clicar aqui

[/cl-popup]Jacó era “suplantador”. Mas isso não significa que ele era malandro ou mal caráter. Jacó era alguém decidido a vencer; aproveitava as oportunidades que vinham diante dele. Ele não aceitava estar perto de pessoas que rejeitavam o sucesso. Neste caso suplantador quase se torna a mesma coisa que “conquistador”.

Esaú rejeitou a bênção por um prato de lentinha, e Jacó aproveitou a oportunidade. Mas seu erro foi basear seu sucesso em uma mentira. Quando seu pai perguntou: “Qual seu nome”, Jacó disse: “Sou eu Esaú”.

Mesmo assim Jacó conseguiu A BÊNÇÃO. E esta bênção fez muita diferença. Muitas vezes fazemos coisas certas mas dá tudo errado. Empreendemos, negociamos, lutamos, batemos a porta e mesmo fazendo tudo direitinho, a coisa não prospera. Isso acontece porque FALTOU A BÊNÇÃO!

Precisamos da bênção do DEUS DE JACÓ. Precisamos de um termo espiritual que nos dê direito a prosperar. Jacó saiu de casa com a bênção, e foi para a casa de Labão, onde o impossível aconteceu. Até as ovelhas listradas multiplicaram. Na disputa entre Jacó e Labao, Deus favorece quem tem a bênção.

Deus prosperou Jacó de todas as formas, mas dentro de seu coração havia uma sensação de débito para com Deus e para com os homens: ISSO SE CHAMA “PENDÊNCIA”.

PENIEL:

Jacó saiu da presença de Labão e levou consigo sua família, servos e muita riqueza. Jacó tinha tudo, estava “pleno”. Chegando diante de um riacho no Vale de Jaboque, Jacó mandou toda sua família e bens para o outro lado e ficou sozinho com Deus… foi quando Deus apareceu diante dele na forma de um homem, e Jacó lutou pela bênção!

Entenda. Jacó aparentemente não precisava de bênção, mas seu coração dizia o contrário. Algo dizia para ele: “Sua bênção está incompleta, faltou alguma coisa” – Então durante a luta, Deus pergunta: “Qual é o seu nome”.

Jacó poderia ter dito novamente: “Esaú” – mas desta vez ele escolheu falar a verdade! Eu sou Jacó!

Ele poderia pensar: “Se eu revelar que sou Jacó perderei tudo que conquistei”. Mas por outro lado, não tem como se esconder de Deus. Que dilema!!!

Jacó juntou coragem e falou a verdade.

Quando falamos a verdade para Deus, ele não nos pune; pelo contrário – mostra seu amor e bondade. Deus o ouviu e o abençoou, mas também o marcou. Jacó saiu marcado por fora, e curado por dentro.

Eu não sei o que voce tem vivido, mas talvez você precise desta palavra. Tenha um tempo a sós com Deus, tenha seu próprio peniel. Lute com Deus e prevaleça com os homens; cancele as pendências e se acerte com Ele. Receba uma bênção legítima para que os Sonhos de Deus desatem sua vida, amem?

Louvo a Deus pela vida do Pr. Marcos (COC Teresópolis) que foi usado no dia 8 de outubro para nos prestigiar com esta palavra, e eu pude anotar estas pérolas preciosas.

Deus te abençoe muito.
Ap. Ricardo Ribeiro
www.atosdois.com.b

r